Apostilas: Concurso para jornalista

8 apostilas de conteúdo específico

  • Apostilas digitais (ebook) em PDF e impressas.

Conhecimento específico em comunicação

  • Escrito por 5 professores especialistas, formados em jornalismo.
  • O conteúdo é resultado da análise de 300 concursos para jornalistas (2001-2016)
  • Simulados com 240 questões
  • 80 questões comentadas
  • Glossários
  • Referências bibliográficas

Assessoria de imprensa

Histórico da assessoria de imprensa no Brasil e no mundo, trajetória do jornalista na assessoria e o perfil do profissional de comunicação. Relações com o assessorado, questões éticas, conflitos, equívocos e competências. Aprovação e distribuição do release. Plano de divulgação, auditoria de imagem, capacitação das fontes, nota oficial, publieditorial, artigo e arquivo. Mensuração de resultados, clipping e seus equívocos, fórmulas e roteiro do relatório de presença na mídia.
Link: Sumário

Relações com a mídia

Atendimento, convivência e brindes. Visão dos jornalistas sobre as assessorias, cultura jornalística. Perfil dos jornalistas. A notícia, comercial x editorial. Release e sua história, qualidade e equívocos. Outros instrumentos (nota, sugestão de pauta, pauta exclusiva, foto, vídeo-release, folow-up, sala de imprensa, press kit, nota oficial). Direito de resposta, mídia training, seus formatos, modelos, equívocos e acertos. As entrevistas e seus tipos, mensagem-chave, material de apoio e erros das fontes.
Link: Sumário

Jornalismo e redação jornalística

Cultura e valores do jornalismo. Gênero informativo (notícia, reportagem e entrevista), opinativo (editorial, comentário, artigo, resenha, coluna, crônica, charge) e interpretativo. Processos e estruturas. Jornalismo especializado e plataformas. Procedimentos e os elementos da notícia. Fontes e suas classificações. A ética e impactos das notícias. A redação jornalística e os estilos.
Link: Sumário

Publicações jornalísticas e editoração

Publicações jornalísticas produzidas pelas fontes e suas características. Estrutura, elementos e o fluxograma de produção editorial. Tipos de publicações e modelos. Editoração e diagramação, aspectos gráficos, infográficos, fotografia e ilustração. Periodicidade, acabamento, impressão e distribuição.
Link: Sumário

Radiojornalismo e telejornalismo

O jornalismo na TV e no rádio, suas características e tipos. Radiojornalismo e telejornalismo e os gêneros jornalísticos (notícia, reportagem, entrevista, opinião). Técnicas, produção, linguagem, formatos e roteiros. Perfis dos apresentadores, repórteres e editores. Equipe de reportagem e edição. O jornalismo ao vivo.
Link: Sumário

Mídias digitais e redes sociais

A comunicação digital e sua história. Avanços da tecnologia da informação e comunicação. As novas mídias, convergência, interface, cultura e inclusão digital. Webjornalismo e suas variáveis. Conteúdo digital, interatividade e narrativas. As redes sociais, cibercidadão e o acesso à informação.
Link: Sumário

Teorias da comunicação e história da mídia

Teorias e conceitos de comunicação. Teorias do jornalismo. Principais teóricos, escolas de comunicação e suas correntes teóricas. História dos meios de comunicação (jornal, revista, rádio, TV e internet) no mundo e no Brasil e seus vários estágios das práticas jornalísticas.
Link: Sumário

Comunicação organizacional

Instrumentos e conceitos da comunicação pública. Gestão da comunicação estratégica e integrada. Planejamento e política da comunicação. Gestão de crise, ética e boas práticas. Direito e acesso à informação. Comunicação interna e com os cidadãos. Comunicação política e governamental. Relações públicas, eventos, cerimonial e protocolo. Marketing e publicidade.
Link: Sumário