Apostilas: Concurso para jornalista

Todos os autores são pesquisadores e/ou profissionais com atuação na área do tema das respectivas apostilas.

São jornalistas com mestrado ou doutorado em jornalismo e a maioria tem pós-graduação em comunicação pública e empresarial.

Alguns foram aprovados em concursos públicos e outros atuam como autores e examinadores de provas de concursos para jornalistas.

Vivian Rodrigues de Oliveira (autora)
Doutorado (em andamento) em Comunicação (UnB), mestrado em Jornalismo (UFSC), pós-graduação em Gestão da Comunicação Pública e Empresarial (UTP) e graduação em Jornalismo (UnB). Obteve o 1º lugar no concurso para jornalista no Conselho Nacional do Ministério Público, onde atua. Antes trabalhou nas assessorias de comunicação do Congresso Nacional e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Autora da apostila Comunicação pública.
Link: currículo Lattes 

Carla Algeri (autora)
Mestrado em Jornalismo (UFSC), pós-graduação em Comunicação Integrada e Marketing (Unoesc) e graduação em Jornalismo (UFSM). É jornalista concursada do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Atuou no Senai-SC, jornais A Razão e O Jornal e cooperativa Copérdia. Realiza e examina provas de concursos para jornalistas. Autora da apostila Publicação jornalística e editoração.
Link: currículo Lattes

Aldo Schmitz (autor e professor)
Doutorado em Sociologia Política, mestrado em Jornalismo (ambos pela UFSC) e pós-graduação em Gestão da Comunicação (Univali) e EaD (Senac Rio). Atua desde 2007 como professor em programas de pós-graduação em jornalismo, comunicação pública e empresarial e ministra cursos on-line nestas áreas. Realiza e examina provas em concursos públicos para jornalistas. É autor do livro Fontes de notícias, tema de várias questões nesses concursos. Coordenador e professor do programa de Concurso para jornalista. Autor das unidades Assessoria de imprensa, Relações com a mídia e Teorias de comunicação.
Link: currículo Lattes

Vaniucha de Moraes (autora)
Doutorado em Sociologia Política (concluindo), mestrado em Jornalismo (ambos na UFSC) e graduação em Jornalismo (UFG). Atuou na Agência Goiana de Comunicação. Autora das apostilas Jornalismo e redação jornalística, Radiojornalismo e telejornalismo.
Link: currículo Lattes

Ana Marta Moreira Flores (autora)
Doutorado (cursando) e mestrado em Jornalismo (ambos na UFSC) e graduação em Jornalismo (Unifra). É professora de pós-graduação na Estácio de Sá e também atuou na UPF e Sociesc. Pesquisadora na área de comunicação digital. Atuou na F/FWD, Samira Campos Comunicação e Aiesec. Autora da apostila Mídias digitais e redes sociais.
Link: currículo Lattes



.