Pós-graduação em Jornalismo e mídias digitais

  • Jornalismo multiplataforma (Carlos Castilho, doutor)
    Características e potencialidades da comunicação jornalística em comunidades sociais virtuais; notícia, informação e conhecimento na prática do jornalismo comunitário; desenvolvimento de projetos de jornalismo comunitário online. Estudos de casos.
  • Ética e governança nas novas mídias (Rogério Christofoletti, doutor)
    Governança na internet e seus reflexos comunicativos, sociais e culturais; dilemas éticos em novas mídias; privacidade e anonimato; copyright e copyleft; manipulação de imagens; conteúdo gerado por usuários; vazamentos e big data; rones, robôs e computadores usáveis. Ética aberta e fechada. Estudos de casos.
  • Convergência multimídia (Ângelo Ribeiro, doutor)
    A gestão de conteúdos e informações digitais; os desafios e oportunidades na gestão editorial digital; mídias digitais e os impactos das redes sociais; convergência das mídias; as novas tecnologias e o diálogo com o público; o jornalismo no ambiente digital; portais de notícias. Estudos de casos.
  • Audiência: o público em rede (Valquíria John, doutora)
    A gestão dos relacionamentos com o público e a audiência; a opinião pública; pesquisa de opinião e mercado: como fazer, analisar e aplicar; o envolvimento do público na produção jornalística; conselho editorial formado pelo público. Estudos de casos.
  • Empreendedorismo e novos negócios (Paulo Scarduelli, mestre)
    Empreendedorismo; oportunidades no mercado; atividades e estrutura; visão do mercado; conquista de clientes; registro de empresa de mídia; plano de negócio. Estudos de casos.
  • Jornalismo: gestão editorial (Claudio Thomas, máster)
    O jornalismo em todas as plataformas; o jornalista como empreendedor e gestor de pessoas, conteúdos e processos jornalísticos; liderança e motivação de equipes criativas; o líder e seu poder; como potencializar talentos. Estudos de casos.
  • Jornalismo de imersão no ambiente digital (Fernanda Carraro Dal-Vitt, doutoranda)
    Conceitos e práticas do jornalismo imersivo. Processos interativos. Recursos narrativos e estilísticos. Estudos de casos.
  • Metodologia de projeto específico (Andréa Albuquerque, mestre) Pesquisa, metodologia, técnicas para desenvolver um artigos científico e monografia (TCC) e projeto de pesquisa. Estudos de casos.

  • Microjornalismo digital colaborativo (Ana Brambilla, doutora)
    Jornalismo cidadão e colaborativo; microjornalismo nas mídias digitais; credibilidade do jornalismo nas redes sociais digitais; a legitimidade do microjornalismo; jornalismo hiperlocal; microrrealidades, função social e representação no noticiário. Estudos de casos.
  • Inovações e tendências no jornalismo (Jacques Mick, doutor)
    A extenuação do negócio jornalístico privado atual. Novos rumos para o jornalismo. Mudanças estruturais no jornalismo contemporâneo. Mídias jornalísticas locais independentes. A participação do público nas decisões cotidianas do jornalismo. Modelos de financiamento e sustentação econômica. Estudo de casos.
  • Qualidade jornalística nas mídias sociais (Samuel Lima, doutor)
    Jornalismo e padronização; estandardização de processos e procedimentos; parâmetros de qualidade; implementação, gestão, avaliação e acompanhamento da qualidade em organizações jornalísticas. Estudos de casos.
  • Audiovisual: vídeo e rádio nos meios digitais (Patrick Diener, doutorando)
    Produção e distribuição de conteúdos audiovisuais nas mídias digitais; o Youtube como canal de telejornalismo; a convergência digital; o rádio na web. Estudos de casos.
  • Narrativas jornalísticas digitais (Olavo Pereira Oliveira, esp.)
    Aplicações práticas, técnicas e linguagens dos recursos de storytelling ou “contação de histórias” no jornalismo transmídia. Casos práticos.
  • Marketing de conteúdo para jornalistas (Rodrigo Lóssio, esp.)
    Conceitos e uso prático do novo marketing de atração. Técnicas do jornalismo aplicadas ao marketing de conteúdo. Personas, formatos, canais, estratégias de conteúdos jornalísticos. Criação de e-books e infográficos digitais. Casos práticos.
  • Inbound marketing para jornalistas (Gabi Gonçalo, esp.)
    Conceitos e aplicações de inbound marketing por jornalistas, com ferramentas profissionais de comunicação para criar conteúdos digitais em sites, blog, geração de leads qualificados e audiência qualitativa, e-mail marketing, SEO, Adwords e redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter). Casos práticos.
  • Seminários científicos
    Apresentações dos trabalhos de conclusão do curso