Pós-graduação em Jornalismo e mídias digitais

  • Jornalismo multiplataforma (Carlos Castilho, doutor)
    Características e potencialidades da comunicação jornalística em comunidades sociais virtuais; notícia, informação e conhecimento na prática do jornalismo comunitário; desenvolvimento de projetos de jornalismo comunitário online. Estudos de casos.
  • Ética e governança nas novas mídias (Rogério Christofoletti, doutor)
    Governança na internet e seus reflexos comunicativos, sociais e culturais; dilemas éticos em novas mídias; privacidade e anonimato; copyright e copyleft; manipulação de imagens; conteúdo gerado por usuários; vazamentos e big data; rones, robôs e computadores usáveis. Ética aberta e fechada. Estudos de casos.
  • Convergência multimídia (Ângelo Ribeiro, doutor)
    A gestão de conteúdos e informações digitais; os desafios e oportunidades na gestão editorial digital; mídias digitais e os impactos das redes sociais; convergência das mídias; as novas tecnologias e o diálogo com o público; o jornalismo no ambiente digital; portais de notícias. Estudos de casos.
  • Audiência: o público em rede (Valquíria John, doutora)
    A gestão dos relacionamentos com o público e a audiência; a opinião pública; pesquisa de opinião e mercado: como fazer, analisar e aplicar; o envolvimento do público na produção jornalística; conselho editorial formado pelo público. Estudos de casos.
  • Empreendedorismo e novos negócios (Paulo Scarduelli, mestre)
    Empreendedorismo; oportunidades no mercado; atividades e estrutura; visão do mercado; conquista de clientes; registro de empresa de mídia; plano de negócio. Estudos de casos.
  • Jornalismo: gestão editorial (Claudio Thomas, especialista)
    O jornalismo em todas as plataformas; o jornalista como empreendedor e gestor de pessoas, conteúdos e processos jornalísticos; liderança e motivação de equipes criativas; o líder e seu poder; como potencializar talentos. Estudos de casos.

  • Microjornalismo digital colaborativo (Ana Brambilla, doutoranda)
    Jornalismo cidadão e colaborativo; microjornalismo nas mídias digitais; credibilidade do jornalismo nas redes sociais digitais; a legitimidade do microjornalismo; jornalismo hiperlocal; microrrealidades, função social e representação no noticiário. Estudos de casos.
  • Quem financia a mídia digital? (Jacques Mick, doutor)
    Os donos da mídia no Brasil; novos empreendedores nas mídias digitais; a administração das relações entre as redações e a área comercial; novas formas de financiamento da mídia; crowfunding. Estudos de casos.
  • Qualidade jornalística nas mídias sociais (Samuel Lima, doutor)
    Jornalismo e padronização; estandardização de processos e procedimentos; parâmetros de qualidade; implementação, gestão, avaliação e acompanhamento da qualidade em organizações jornalísticas. Estudos de casos.
  • Audiovisual: vídeo e rádio nos meios digitais (Patrick Diener, doutorando)
    Produção e distribuição de conteúdos audiovisuais nas mídias digitais; o Youtube como canal de telejornalismo; a convergência digital; o rádio na web. Estudos de casos.
  • Storyteling e transmídia (Marcelo Barcelos, mestre)
    Storytelling ou “contação de histórias”; técnicas e métodos de storytelling no jornalismo; personagens (persona); curadoria especializada; o jornalismo transmídia, cultura e convergência; jornalismo multiplataforma e portais de notícias. Estudos de casos
  • Conteúdo jornalístico para a mídia (Fernanda Carraro Dal-Vitt, doutoranda)
    Agência de notícias; assessoria de imprensa; jornalismo freelancer; conteúdos para a mídia nas redes digitais. Estudos de casos.
  • Metodologia de projeto específico (Andréa Albuquerque, mestre) Pesquisa, metodologia, técnicas para desenvolver uma monografia (TCC) e pré-projeto de pesquisa. Estudos de casos.

Seminários

  • Seminários avançados (experiências do mercado)
  • Seminário científico (apresentação monografia)