Francisco de Souza Junior, atualmente no cargo de Secretário de Comunicação Social do Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi aprovado em 1º lugar no concurso de 2015.

Naquele que foi o último concurso do STJ para o cargo de analista de Comunicação Social, ele obteve a primeira colocação geral entre todos os cargos oferecidos.

Os dois aprovados como analistas de Comunicação Social naquele concurso, realizado em setembro de 2015, assumiram em janeiro do ano seguinte. Durante esse período, mais uma analista foi chamada pelo cadastro de reserva.

Atualmente, a área de comunicação do STJ conta com cerca de 120 funcionários, incluindo concursados, estagiários e terceirizados, dos quais apenas sete são analistas de comunicação.

O STJ está em um momento de transição de gestão. No biênio 2022-2024, a presidente foi a ministra Maria Thereza de Assis Moura.

No próximo dia 26 de agosto, o ministro Herman Benjamin, um dos criadores do Código de Defesa do Consumidor, assumirá a presidência.

Durante a gestão que se encerra, Francisco de Souza atuou como secretário adjunto da Secretaria de Comunicação Social e, atualmente, substitui a ex-secretária Natália Lambert.

Aluno do ISCOM

Ele foi um dos alunos da turma de 2012 da pós-graduação em Gestão da Comunicação Pública e Empresarial, realizada em Florianópolis, pelo Instituto Superior de Comunicação (ISCOM), em parceria com a Universidade Tuiuti do Paraná.

Na foto, ele aparece com Wilson da Costa Bueno, um dos professores da pós-graduação.

Francisco afirma que o curso foi fundamental para sua aprovação e para o desempenho de seu trabalho no Tribunal.

Para ser aprovado, uma das técnicas que ele utilizou foi a resolução de questões simuladas do Cebraspe.

Ele lembra que “chegava a resolver cerca de mil questões por dia, anotava todos os temas em que errava e fazia um estudo reverso, focando principalmente nos assuntos em que não havia acertado nos simulados”.