O concurso da Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebras) dispõe de vaga para marketing, em ampla concorrência, cadastro de reserva (CR).

Podem concorrer candidato com graduação em comunicação social, jornalismo, marketing, publicidade e propaganda ou relações públicas.

A remuneração inicial é de R$ 11.680,78, para uma jornada semanal é de 40 horas, em regime CLT.

As inscrições estarão abertas no período de 11 de dezembro a 2 de janeiro, até 18 horas, no site do Cebraspe (cebraspe.org.br), com taxa de R$ 130,00.

Provas objetiva e discursiva

As provas objetiva e discursiva estão prevista para o dia 8 de fevereiro, em Brasília.

Serão 70 questões de conhecimentos específicos:

  • Comunicação organizacional.
  • Assessoria de imprensa.
  • Comunicação digital.
  • Design gráfico e publicações.
  • Marketing.
  • Meios de comunicação.
  • Ética e legislação da comunicação.
  • Teorias e história da comunicação.

Conteúdo programático de conhecimentos gerais (50 questões):

  • Língua portuguesa.
  • Raciocínio lógico.
  • Língua inglesa.
  • Legislação do setor de telecomunicações.
  • Ética e complicance na administração pública.
  • Direito administrativo.
  • Legislação geral.
  • Noções de telecomunicações.

Temas do conteúdo programático da prova objetiva na trilha de estudos: iscom.com.br/xtelebras

A prova discursiva consistirá da redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de temas relacionados a conhecimentos específicos de cada especialidade.

Cebraspe

A prova será aplicada pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), vinculado à Universidade de Brasília (UnB).

A banca Cebraspe utiliza o método Cespe, um dos mais exigentes nos concursos públicos.

Neste concurso, as 80 questões objetivas serão no formato “certo ou errado”, com anulação de acertos em caso de erros.

Telebras

A Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebras) é uma sociedade de economia mista de capital aberto.

Foi desativada em 1998, após o processo de privatização, e reativada em 2010.

Tem sede em Brasília e unidades regionais em São Paulo, Belém, Fortaleza e Porto Alegre.

Vinculada ao Ministério das Comunicações, atua na inclusão digital e atende às demandas de serviços de conexão para a administração pública.

Fornece infraestrutura de banda larga a provedores regionais.

Possui quase 32 mil quilômetros de redes de fibra óptica e 8,5 milhões de km² de área coberta por satélite.

Conta com cerca de 500 funcionários efetivos.

É a única estatal de telecomunicações do país.

Dados do concurso

  • Telecomunicações Brasileiras S.A.
  • Vaga (CR) para marketing
  • Requisitos: graduação em marketing ou comunicação social
  • Remuneração: R$ 11.680,78 (40h)
  • Inscrições: 11 de dezembro a 2 de janeiro (18h)
  • Taxa: R$ 130,00
  • Banca: Cebraspe (cebraspe.org.br)
  • Data e local das provas: 8 de fevereiro, em Brasília
  • Prova objetiva de conhecimentos específicos (70 questões) e gerais (50 questões: língua portuguesa, raciocínio lógico, língua inglesa, legislação das
  • telecomunicações, ética e compliance na administração pública e legislação)
  • Prova discursiva
  • Avaliação de títulos
  • Edital: iscom.com.br/telebras
  • Apostilas + conteúdo on-line: iscom.com.br/apostila
  • Trilha de estudos: iscom.com.br/xtelebras
  • Informações (blog): iscom.com.br/btelebras

Imagem: Centro de Operações Espaciais