A publicação Dicas para passar em concurso de Comunicação Social teve sua edição revista e atualizada, com uma ampla pesquisa em concursos realizados de 2012 a 2022.
A publicação traz o perfil das cinco principais bancas e uma lista comentada dos livros mais adotados e passíveis de adoção pelas bancas.
Indica a rotina para estudar em casa e técnicas para a memorização, a partir de estudos da neurologia, psicopedagogia e pedagogia.
Contém depoimentos de aprovados em primeiro lugar, todos parceiros e alunos do ISCOM.
Também apresenta uma ampla pesquisa sobre os temas das questões.
No período de 2012 a 2022 foram realizados mais de 290 concursos de Comunicação Social, uma média de 27 editais por ano.
Destes, a pesquisa selecionou 220, considerando as principais bancas e a remuneração superior a três salários mínimos.
Houve uma queda do número de concursos a partir 2018, por conta da crise político-econômica e da Covid.
A maioria dos concursos públicos de nível superior na área da comunicação social busca formados em jornalismo (94,6%) e poucos em relações públicas (4,6%), publicidade e ocupações correlacionadas (0,8%).
A minuciosa análise do conteúdo de quase 11 mil questões engloba 59% de conhecimento específico em comunicação social.
Cerca de 35% são de conhecimentos básicos (língua portuguesa, informática, raciocínio lógico e matemática) e 6% de legislação (direito constitucional e administrativo) e outros.
O estudo engloba 44 bancas examinadoras, sendo 52% dos concursos distribuídos entre o Cebraspe (18%), FGV (10%), Vunesp (9%), FCC (8%) e Fepese (7%).
Link para baixar o e-book grátis: iscom.kpages.online/dicas