Conteúdo específico
CONCURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Quadro técnico (QT) do corpo auxiliar da Marinha em 2025 (CP-T/2025)
- Único curso com os resumos de todos os livros
- Único com todos os simulados comentados
- Único com modelos de redação
CURSO ON-LINE
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO EDITAL DE 2025
- Conteúdo específico para a prova objetiva de conhecimentos profissionais e de redação
- Módulo de redação com modelos de discursivas
- Resumos de todos os livros indicados no edital
- Simulados com 400 questões comentadas, de provas anteriores (200) e inéditas (200)
- Aulas: conteúdos digitais em PDF
- Link: tutorial do ambiente do curso
INSCRIÇÃO E VALOR
INSCRIÇÃO
Acesso ao curso por 1 ano
R$ 328,40 (pix)
ou até 12x 32,84 (cartão)
A partir da sua inscrição, clicando em Inscreva-se Agora:
1) Registre-se gratuitamente na plataforma do curso no GoConqr: https://www.goconqr.com/pt-BR
2) Você receberá dois e-mail do GoConqr, um convidando para participar do grupo do curso.
3) Clique no botão Aceitar ou Recusar
4) Acesse o ambiente do GoConqr
5) No menu lateral, clique em Grupos e em Aceitar
7) No menu lateral, clique em Cursos e no box Concurso QT Marinha
Você terá acesso ao curso específico por 1 ano.
Módulo grátis
Experimente por 7 dias e ganhe cupom de 25%
de 328,40 por R$ 246,30 (pix)
ou até 12x 24,63 (cartão)
MÓDULOS E TÓPICOS
Clique no sinal [+] para acessar os conteúdos programáticos de cada módulo
Conceitos, teorias, objetivos, modelos, métodos e meios.
Comunicação de massa.
Efeitos e meios da comunicação de massa.
Componentes fundamentais da comunicação de massa.
A sociedade em rede.
Cultura da convergência.
A inteligência coletiva.
Conceitos, teorias, críticas e tendências.
Linguagem jornalística multimeios: jornalismo impresso, fotojornalismo, telejornalismo, radiojornalismo, jornalismo digital e on-line.
Mídias convergentes.
Características dos meios jornalísticos.
Características do texto jornalístico.
Redação, estilo e edição.
Entrevista: tipos e classificação das entrevistas.
Reportagem: conceitos, características, modelos, aberturas e formas de narrativas, pauta e fontes.
Notícia: características, critérios, classificação, elementos, tipos de lead (lide) e técnicas.
Ética.
Conceitos, teorias e técnicas.
Pesquisa e planejamento de campanha publicitária.
Briefing.
Redação e texto publicitário.
Marketing: conceitos, princípios, canais, tendências e processos de marketing.
Pesquisa e planejamento de marketing.
Desenvolvimento de oportunidades e estratégias de marketing.
Desenvolvimento do mix de marketing.
Marketing de conteúdo.
Marketing digital.
Marca: valor, posicionamento e gerenciamento.
Produção gráfica e design gráfico.
Editoração, fechamento de arquivos e pré-impressão.
Processos de impressão.
Acabamento.
Tipologia
Conceitos, teorias, processos, objetivos, pesquisa, auditoria, mercado e produtos.
Teorias, estratégias de relações públicas.
A comunicação nas organizações: conceitos e técnicas.
Estratégias de comunicação nas organizações: planejamento, plano, gestão e mensuração.
Relações Públicas nas organizações.
Comunicação organizacional integrada.
Planos, projetos e programas de relações públicas.
Comunicação digital.
Comunicação corporativa ereputação.
Comunicação e opinião pública.
Gestão de crises.
Assessoria e consultoria de imprensa.
Públicos.
Eventos.
Nome, marca, identidade e imagem.
Estratégias de comunicação nas mídias sociais.
CONTEUDISTAS
Clique no sinal [+] para acessar o perfil e o currículo Lattes do(a) conteudista

Doutorado em sociologia política, mestrado em jornalismo (UFSC) e pós-graduação em gestão da comunicação (Univali) e EaD (Senac Rio).
Professor e coordenador pós-graduação e cursos de capacitação.
Autor dos livros Fontes de notícias, Manual de jornalismo, Manual de comunicação organizacional, Mídia training e Jornalista a serviço das fontes
Link currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/3279938336818732

Doutorado e mestrado em jornalismo (UFSC) e graduação em jornalismo (Unifra).
Professora de pós-graduação na Estácio de Sá, UPF e Sociesc.
Pesquisadora mídias digitais.
Atuou na F/FWD, Samira Campos Comunicação e Aiesec.
Link currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/5270792682911904

Mestrado em jornalismo (UFSC), pós-graduação em comunicação integrada e marketing (Unoesc) e graduação em jornalismo (UFSM).
Jornalista concursada do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
Atuou no Senai-SC, cooperativa Copérdia e nos jornais A Razão e O Jornal.
Link currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/1574625476479630

Doutorado em comunicação (UnB), mestrado em jornalismo (UFSC), pós-graduação em comunicação pública e empresarial (UTP) e graduação em jornalismo (UnB).
Concursada do Conselho do Ministério Público, 1º lugar. Atuou no Congresso Nacional e BID.
Link currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/3935120658567910
COMO FUNCIONA

Acesso ao curso
Registre-se gratuitamente no GoConqr (www.goconqr.com/pt-BR), por e-mail (o mesmo da inscrição), em seguida receberá um convite do GoConqr, um para o grupo de participantes, além de um e-mail com orientações para acessar o ambiente do curso.

Ambiente virtual
Ambiente assíncrono, aberto qualquer dia, 24 horas. Não permite mais de um acesso simultâneo do mesmo participante; somente pelo computador (PC, notebook) ou tablet, pois alguns recursos não rodam no smartphone (app indisponível).

Mentoria do professor
Apoio permanente do professor Aldo Schmitz. O participante pode enviar mensagens e tirar duvidas, a qualquer dia e horário, além de interagir pelo ambiente do curso. Atualização permanente de dados e informações (blog) de concursos de Comunicação Social, com inscrições abertas e em andamento.

Plataforma GoConqr
Plataforma em português com ferramentas desenvolvidas para estudos de exames e concursos: conteúdo, mapas mentais, jogos de memória, resumos de livros, simulados etc.
LINKS: CONCURSO 2025
Fizeram o curso:
- 2020: Taise da Silva Oliveira, 1º lugar
- 2021: Giselle S. Mendonça, 2º lugar (aprovada)
- 2023: Danielle Veras dos Santos Salles, 2º lugar (reserva)
- 2024: Dara Cristina da Silva Batista, 1º lugar
DEPOIMENTOS
“Assim como eu consegui, vocês também conseguem! É preciso apenas persistência, acreditar em si, no seu potencial, e estudar! Não tem como, tem que estudar!”
“Decidi ter dedicação exclusiva, quando procurei saber mais sobre técnicas de estudo pra ter um aproveitamento melhor e passar dentro das vagas do edital”
“É importante estudar as coisas certas, da forma correta e ter uma estratégia para fazer em 3 ou 4 horas o que os outros estão fazendo em 10”
“Por muitas vezes pensei em desistir. Fiz a inscrição decidida a conquistar a vaga pra mim. Era só uma, mas era só dela que eu precisava”
“Fazia muitos resumos, pois eu aprendo escrevendo e, depois, esses resumos servem para uma revisão rápida um ou dois dias antes da prova”