O concurso da Marinha do Brasil, Quadro Técnico do Corpo Auxiliar (CP-T 2025), oferece duas vagas para comunicação social.

Podem concorrer profissionais com graduação na área “para a qual se inscreveu” (jornalismo, relações públicas e propaganda e publicidade).

Um dos requisitos é “ter menos de 35 anos de idade em no dia 30 de junho de 2026”.

Durante o curso, a remuneração será de R$ 9.070,60, já inclusos os adicionais.

As inscrições estarão abertas no período de 30 de abril a 14 de maio, no site da Marinha (ingressonamarinha.mar.mil.br), com taxa de 140 reais.

Além das provas, o concurso tem várias etapas nas áreas da saúde, dados, teste de aptidão física e prova de títulos.

O candidato aprovado irá participar do curso de formação de oficiais, no Rio de Janeiro, com duração de 31 semanas, em regime semi-internato.

Enquanto participa do curso é considerado guarda-marinha e ao se formar passa a ocupar o posto de primeiro-tenente.

As provas

As provas objetiva, com 50 questões, e de redação estão previstas para o dia 29 de junho.

Os temas estão divididos em quatro tópicos: fundamentos da comunicação, jornalismo, relações públicas, publicidade, propaganda e marketing.

Em fundamentos da comunicação destacam-se os conceitos, teorias, objetivos, modelos, métodos e meios, comunicação de massa e a sociedade em rede.

Na parte de jornalismo estão os conceitos, teorias, críticas e tendências, linguagem jornalística multimeios, redação jornalística, entrevista, reportagem, notícia.

Em publicidade, propaganda trata dos conceitos, teorias e técnicas, campanha publicitária, briefing e redação publicitária.

O tópico de marketing aborda os conceitos, princípios, canais, tendências e processos de marketing, pesquisa e planejamento, oportunidades e estratégias, marketing de conteúdo e digital e sobre marca.

Em relações públicas englobam os conceitos, teorias, processos, objetivos, pesquisa, auditoria, mercado e produtos, comunicação nas organizações, comunicação integrada, planos, projetos e programas, comunicação digital, reputação, opinião pública, crises, assessoria de imprensa, eventos, mídias sociais.

Em relação ao concurso de ano anterior os temas se mantiveram.

A bibliografia é praticamente a mesma, com a exclusão das obras Felipe Pena (teorias do jornalismo) e Robin Willians (design).

Foram feitas algumas inclusões: Pierre Lévy (inteligência coletiva), Ilana Polistchuk e Aluizio Trinta (teorias da comunicação), Roberto Simões (relações públicas), Muniz Sodré e Maria Helena Ferrari (técnica de reportagem)

A prova objetiva segue três padrões de questões de múltipla escolha – simples, opções e sequência – todas com cinco alternativas.

A redação será dissertativa-argumentativa, de 15 a 30 linhas, sobre “assunto considerado de importância pela administração naval”.

Dados do concurso

  • Duas vagas para comunicação social
  • Remuneração: R$ 9.070,60 (inclusos os adicionais)
  • Requisito: ter menos de 35 anos de idade em 30/6/2026
  • Banca: Marinha (ingressonamarinha.mar.mil.br)
  • Inscrição: 30 de abril a 14 de maio
  • Taxa: R$ 140,00
  • Data e locais da prova: 29 de junho, em Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Nova Friburgo e São Pedro da Aldeia (RJ), Vila Velha (ES), Belo Horizonte, Salvador, Natal, Olinda (PE), Fortaleza, Belém, São Luís, Porto Alegre e Rio Grande (RS), Florianópolis, Ladário (MS), Brasília, Manuais, São Paulo e Santos (SP)
  • Prova objetiva de conhecimentos profissionais (fundamentos da comunicação, jornalismo, propaganda, marketing e relações públicas)
  • Redação
  • Prova de títulos e outros testes
  • Edital: iscom.com.br/marinha25
  • Curso on-line: iscom.com.br/marinha
  • Conteúdo programático e bibliografia: iscom.com.br/xmarinha25
  • Informações adicionais: iscom.com.br/bmarinha25