Conteúdo específico
CONCURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
QT DA MARINHA – CP-T 2025
- Único curso com os resumos de todos os livros
- Único com todos os simulados comentados
O curso será atualizado logo após a publicação do edital de 2025
CURSO ON-LINE
- Conteúdo específico para a prova objetiva de conhecimentos profissionais e redação
- Resumos de todos os livros indicados no edital de 2025
- Simulados com todas as questões comentadas (2013-2024)
- Aulas: conteúdos digitais em PDF
- Jogos de memória (flashcards)
INSCRIÇÃO E VALOR
INSCRIÇÃO
Acesso ao curso por 1 ano
R$ 395,50
até 12x 32,96 sem juros (cartão de crédito)
à vista R$ 329,60 (PIX)
A partir da sua inscrição, clicando em Inscreva-se Agora:
1) Registre-se gratuitamente na plataforma do curso no GoConqr: https://www.goconqr.com/pt-BR
2) Você receberá dois e-mail do GoConqr, um convidando para participar do grupo e outro do Campus ISCOM.
3) Clique no botão Aceitar ou Recusar
4) Acesse o ambiente do GoConqr
5) No menu lateral, clique em Grupos e em Aceitar
6) Campus ISCOM, clique em Aceitar (box superior à esquerda)
7) No menu lateral, clique em Cursos e no box Concurso QT Marinha
Você terá acesso ao curso específico por 1 ano.
Módulo grátis + cupom de desconto de 25%
MÓDULOS E TÓPICOS
Clique no sinal (+) para saber o conteúdo de cada módulo
FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Conteúdo digital em PDF, jogos de memória, simulados comentados e resumos de livros
- Conceitos, teorias, objetivos, modelos, métodos e meios, comunicação de massa, efeitos e meios da comunicação de massa.
Resumos dos livros
- MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria das mídias digitais: linguagem, ambiente e redes. Vozes, 2015.
- MARTINO, Luís Mauro Sá. Teorias da comunicação: ideias, conceitos e métodos. Vozes, 2014.
- MATTELART, Armand; MATTELART, Michèle. História das teorias da comunicação. 16. ed. Loyola, 1999.
- RABAÇA, Carlos Alberto; BARBOSA, Gustavo. Dicionário de Comunicação. 2. ed. Elsevier, 2001
JORNALISMO
Conteúdo digital em PDF, jogos de memória, simulados comentados e resumos de livros
- Entrevista: tipos e classificação das entrevistas; reportagem: conceitos, características, modelos, aberturas e formas de narrativas, pauta e fontes; notícia: características, critérios, classificação, elementos e ética.
Resumos de livros
- BARBEIRO, Heródoto; LIMA, Paulo Rodolfo. Manual de jornalismo para rádio, TV e novas mídias. Elsevier, 2013.
- RABAÇA, Carlos Alberto; BARBOSA, Gustavo. Dicionário de Comunicação. 2. ed. Elsevier, 2001
Conteúdo digital (PDF), jogos de memória, simulados comentados e resumos de livros
- Linguagem jornalística multimeios: jornalismo impresso; fotojornalismo; telejornalismo; radiojornalismo; jornalismo digital e on-line; mídias convergentes; características dos meios jornalísticos.
Resumo do livro
- BARBEIRO, Heródoto; LIMA, Paulo Rodolfo. Manual de jornalismo para rádio, TV e novas mídias. Elsevier, 2013.
- RODRIGUES, Carla (Org.). Jornalismo on-line: modos de fazer. PUC-Rio e Sulina, 2009.
- RABAÇA, Carlos Alberto; BARBOSA, Gustavo. Dicionário de Comunicação. 2. ed. Elsevier, 2001
Conteúdo digital (PDF) jogos de memória, simulados comentados, modelos de redação e resumos de livros
- Características do texto jornalístico; redação, estilo e edição; tipos de lead (lide) e técnicas
Resumo de livro
- BARBEIRO, Heródoto; LIMA, Paulo Rodolfo. Manual de jornalismo para rádio, TV e novas mídias. Elsevier, 2013.
- SQUARISI, Dad. Manual de redação e estilo para mídias convergentes. Geração, 2011.
- RABAÇA, Carlos Alberto; BARBOSA, Gustavo. Dicionário de Comunicação. 2. ed. Elsevier, 2001.
Conteúdo digital (PDF), resumos de livros, jogos de memória e simulado comentado.
- Conceitos, teorias, críticas e tendências do jornalismo.
Resumos de livros
- PENA, Felipe. Teoria do jornalismo. Contexto, 2013.
- RABAÇA, Carlos Alberto; BARBOSA, Gustavo. Dicionário de Comunicação. 2. ed. Elsevier, 2001.
PUBLICIDADE, PROPAGANDA E MARKETING
Conteúdo digital (PDF), jogos de memória, simulados comentados e resumos de livros
- Marketing: conceitos, princípios, canais, tendências e processos de marketing; pesquisa e planejamento de marketing; desenvolvimento de oportunidades e estratégias de marketing; desenvolvimento do mix de marketing; marketing de conteúdo; marketing digital; marca: valor, posicionamento e gerenciamento.
Resumo de livro
- KOTLER, Philip; KELLER, Kevin L. Administração de marketing. 15. ed. Pearson, 2019.
- TORQUATO, Gaudêncio. Comunicação nas organizações. Summus, 2015.
- RABAÇA, Carlos Alberto; BARBOSA, Gustavo. Dicionário de Comunicação. 2. ed. Elsevier, 2001.
Conteúdo digital em PDF, jogos de memória, simulados comentados e resumos de livros
-
Conceitos, teorias e técnicas, pesquisa e planejamento de campanha publicitária; briefing; redação e texto publicitário.
Resumo de livro
- SANT´ANNA, Armando; ROCHA JÚNIOR, Ismael; GARCIA, Luiz Fernando D. Propaganda: teoria, técnica e prática. 9.ed. Cengage Learning, 2015.
- CARRASCOZA, João Anzanello. Estratégias criativas da publicidade: consumo e narrativa publicitária. Estação das Letras e Cores, 2014.
- RABAÇA, Carlos Alberto; BARBOSA, Gustavo. Dicionário de Comunicação. 2. ed. Elsevier, 2001.
Conteúdo digital em PDF, jogos de memória, simulados comentados e resumos de livros
-
Produção gráfica e design gráfico, editoração, fechamento de arquivos e pré-impressão, processos de impressão, acabamento e tipologia.
Resumo de livro
- BANN, David. Novo manual de produção gráfica. Bookman, 2012.
- WILLIAMS, Robin. Design para quem não é designer: noções básicas de planejamento visual. Callis, 1995.
- RABAÇA, Carlos Alberto; BARBOSA, Gustavo. Dicionário de Comunicação. 2. ed. Elsevier, 2001.
RELAÇÕES PÚBLICAS
Conteúdo digital em PDF, jogos de memória, simulados comentados e resumos de livros
- Conceitos, teorias, processos, objetivos, pesquisa, auditoria, mercado e produtos; teorias, estratégias de relações públicas; relações públicas nas organizações; comunicação e opinião pública; públicos; eventos.
Resumos de livros
- KUNSCH, Margarida. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. Summus, 2003.
- FARIAS, Luiz Alberto (Org.). Relações públicas estratégicas. Summus, 2011.
- TORQUATO, Gaudêncio. Comunicação nas organizações. Summus, 2015.
- RABAÇA, Carlos Alberto; BARBOSA, Gustavo. Dicionário de Comunicação. 2. ed. Elsevier, 2001.
Conteúdo digital em PDF, jogos de memória, simulados comentados e resumos de livros
- A comunicação nas organizações: conceitos e técnicas; estratégias de comunicação nas organizações: planejamento, plano, gestão e mensuração; comunicação organizacional integrada; planos, projetos e programas; comunicação corporativa e reputação; nome, marca, identidade e imagem.
Resumo de livro
- KUNSCH, Margarida. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. Summus, 2003.
- TORQUATO, Gaudêncio. Comunicação nas Organizações. Summus, 2015.
- FARIAS, Luiz Alberto (Org.). Relações públicas estratégicas. Summus, 2011.
- RABAÇA, Carlos Alberto; BARBOSA, Gustavo. Dicionário de Comunicação. 2. ed. Elsevier, 2001.
Conteúdo digital em PDF, jogos de memória, simulados comentados e resumos de livros
- Comunicação digital; estratégias de comunicação nas mídias sociais; mídias convergentes.
Resumo de livro
- CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Paz e Terra, 2017.
- FARIAS, Luiz Alberto de. Relações públicas estratégicas. Summus, 2011.
- MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria das mídias digitais. Vozes, 2014.
- CIPRIANI, Fabio. Estratégias em mídias sociais. 2. ed. Elsevier, 2014.
- RABAÇA, Carlos Alberto; BARBOSA, Gustavo. Dicionário de Comunicação. 2. ed. Elsevier, 2001.
Conteúdo digital em PDF, jogos de memória, simulados comentados e resumos de livros
- Assessoria e consultoria de imprensa; gestão de crises.
Resumo de livro:
- DUARTE, Jorge (Org.). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 4.ed. Atlas, 2011.
- BARBEIRO, Heródoto. Mídia Training. Benvirá, 2015.
- FARIAS, Luiz Alberto (Org.). Relações públicas estratégicas. Summus, 2011.
- TORQUATO, Gaudêncio. Comunicação nas Organizações. Summus, 2015.
- RABAÇA, Carlos Alberto; BARBOSA, Gustavo. Dicionário de Comunicação. 2. ed. Elsevier, 2001.
CONTEUDISTAS
Clique no sinal [+] para acessar o perfil e o currículo Lattes do(a) conteudista
Doutorado em sociologia política, mestrado em jornalismo (UFSC) e pós-graduação em gestão da comunicação (Univali) e EaD (Senac Rio).
Professor e coordenador pós-graduação e cursos de capacitação.
Autor dos livros Fontes de notícias, Manual de jornalismo, Manual de comunicação organizacional, Mídia training e Jornalista a serviço das fontes
Link currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/3279938336818732
Doutorado e mestrado em jornalismo (UFSC) e graduação em jornalismo (Unifra).
Professora de pós-graduação na Estácio de Sá, UPF e Sociesc.
Pesquisadora mídias digitais.
Atuou na F/FWD, Samira Campos Comunicação e Aiesec.
Link currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/5270792682911904
Mestrado em jornalismo (UFSC), pós-graduação em comunicação integrada e marketing (Unoesc) e graduação em jornalismo (UFSM).
Jornalista concursada do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
Atuou no Senai-SC, cooperativa Copérdia e nos jornais A Razão e O Jornal.
Link currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/1574625476479630
Doutorado em comunicação (UnB), mestrado em jornalismo (UFSC), pós-graduação em comunicação pública e empresarial (UTP) e graduação em jornalismo (UnB).
Concursada do Conselho do Ministério Público, 1º lugar. Atuou no Congresso Nacional e BID.
Link currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/3935120658567910
COMO FUNCIONA
Acesso ao curso
Registre-se gratuitamente no GoConqr (www.goconqr.com/pt-BR), por e-mail (o mesmo da inscrição), em seguida receberá dois convites do GoConqr, um para o grupo de participantes e outro do Campus ISCOM, além de um e-mail com orientações para acessar o ambiente do curso.
Ambiente virtual
Ambiente assíncrono, aberto qualquer dia, 24 horas. Não permite mais de um acesso simultâneo do mesmo participante; somente pelo computador (PC, notebook) ou tablet, pois alguns recursos não rodam no smartphone (app indisponível).
Mentoria do professor
Apoio permanente do professor Aldo Schmitz. O participante pode enviar mensagens e tirar duvidas, a qualquer dia e horário, além de interagir pelo ambiente do curso. Atualização permanente de dados e informações (blog) de concursos de Comunicação Social, com inscrições abertas e em andamento.
Plataforma GoConqr
Plataforma em português com ferramentas desenvolvidas para estudos de exames e concursos: conteúdo, mapas mentais, jogos de memória, resumos de livros, simulados etc.
LINKS: CONCURSO 2024
Fizeram o curso:
- 2020: Taise da Silva Oliveira, 1º lugar
- 2021: Giselle S. Mendonça, 2º lugar (aprovada)
- 2022: 2º ao 5º lugar
- 2023: Danielle Veras dos Santos Salles, 2º lugar (reserva)
DEPOIMENTOS
“Assim como eu consegui, vocês também conseguem! É preciso apenas persistência, acreditar em si, no seu potencial, e estudar! Não tem como, tem que estudar!”
“Decidi ter dedicação exclusiva, quando procurei saber mais sobre técnicas de estudo pra ter um aproveitamento melhor e passar dentro das vagas do edital”
“É importante estudar as coisas certas, da forma correta e ter uma estratégia para fazer em 3 ou 4 horas o que os outros estão fazendo em 10”
“Por muitas vezes pensei em desistir. Fiz a inscrição decidida a conquistar a vaga pra mim. Era só uma, mas era só dela que eu precisava”
“Fazia muitos resumos, pois eu aprendo escrevendo e, depois, esses resumos servem para uma revisão rápida um ou dois dias antes da prova”