Curso on-line Comunicação Social QT da Marinha

/Curso on-line Comunicação Social QT da Marinha
Curso on-line Comunicação Social QT da Marinha 2019-04-16T09:42:08+00:00

Conteúdo específico

CONCURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

QT DA MARINHA 2019

CURSO ON-LINE

Curso de conteúdo específico para a prova objetiva de conhecimentos profissionais (50 questões) e redação do concurso público para ingresso no Quadro Técnico (QT) do Corpo Auxiliar da Marinha do Brasil, em 2019 (CP-T/2019).

No curso contém os resumos dos livros indicados no edital, mapas mentais, artigos na íntegra (pdf), jogos de memória e simulados com questões de concursos QT da Marinha (2013-2018).

INSCRIÇÃO E VALOR

Esta semana 50% de desconto

de R$ 791,00 por R$ 395,50

até 5x  79,10 sem juros

INSCREVA-SE AGORA

Experimente um módulo grátis

EU QUERO

A partir da sua inscrição, clicando em Inscreva-se Agora ou Eu quero:
1) Registre-se gratuitamente na plataforma do curso no GoConqr: https://www.goconqr.com/pt-BR
2) Você receberá um e-mail convidando para participar do grupo.
3) Clique no botão Aceitar ou recusar este convite ou acesse o link: http://www.goconqr.com/groups
4) Acesse o ambiente do GoConqr
5) Clique em Grupos e em Aceitar
6) Clique em Cursos e no box Concurso QT Marinha
Você terá acesso ao módulo gratuito do curso por 30 dias ou ao curso específico (inscrição paga) por 6 meses.

MÓDULOS

Clique no sinal (+) para saber o conteúdo de cada módulo

FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO

Conteúdo, mapas mentais, jogos de memória, simulados, artigos e resumos de livros

  • A comunicação nas organizações: conceitos e técnicas;
  • Estratégias de comunicação nas organizações: planejamento, plano, gestão e mensuração;
  • Comunicação organizacional integrada;
  • Comunicação corporativa e reputação;
  • Comunicação empresarial;
  • Comunicação pública.

Resumos dos livros

  • MARCONDES FILHO, Ciro (Org.). Dicionário da comunicação. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2014.
  • TORQUATO, Gaudêncio. Comunicação nas organizações: empresas privadas, instituições e setor público. São Paulo: Summus, 2015.
  • DUARTE, Jorge. Comunicação pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

Conteúdo, mapas mentais, jogos de memória, simulados, artigos e resumos de livros

  • Conceitos, objetivos, modelos, métodos e meios;
  • A sociedade em rede;
  • Comunicação de massa;
  • Efeitos e meios da comunicação de massa;
  • Escolas, teorias e teóricos;
  • Componentes fundamentais da comunicação de massa.

Resumos dos livros

  • CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 18. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2017.
    MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria da comunicação: ideias, conceitos e métodos. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

JORNALISMO

Conteúdo, mapas mentais, jogos de memória, simulados, artigos e resumos de livros

  • Conceitos, teorias, críticas e tendências;
  • Linguagem jornalística;
  • Características dos meios jornalísticos;
  • Entrevista: tipos e classificação das entrevistas;
  • Reportagem: conceitos, características, modelos, aberturas e formas de narrativas, pauta e fontes;
  • Notícia: características, critérios, classificação, elementos, tipos de leads (lide) e técnicas;
  • Agências de informação.

Resumos de livros

  • BARBEIRO, Heródoto; LIMA, Paulo Rodolfo. Manual de jornalismo para rádio, TV e novas mídias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
  • JORGE, Thaïs de Mendonça. Manual do foca: guia de sobrevivência para jornalistas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2012.

Conteúdo, mapas mentais, jogos de memória, simulados, artigos e resumos de livros

  • Características do jornal impresso;
  • Tipos e formas de revistas.

Resumo do livro

  • JORGE, Thaïs de Mendonça. Manual do foca: guia de sobrevivência para jornalistas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2012.

Conteúdo, mapas mentais, jogos de memória, simulados, artigos e resumos de livros

  • Características e linguagem;
  • Emissoras abertas e comerciais;
  • Emissoras educativas e públicas.

Resumo do livro

  • BARBEIRO, Heródoto; LIMA, Paulo Rodolfo. Manual de jornalismo para rádio, TV e novas mídias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

Conteúdo, mapas mentais, jogos de memória, simulados, artigos e resumos de livros

  • Características e linguagem;
  • Função social do rádio;
  • Emissoras educativas e comunitárias;
  • Emissoras all news.

Resumos dos livros

  • BARBEIRO, Heródoto; LIMA, Paulo Rodolfo. Manual de jornalismo para rádio, TV e novas mídias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
  • FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio: teoria e prática. São Paulo: Summus, 2014.

Conteúdo, mapas mentais, jogos de memória, simulados, artigos e resumos de livros

  • Jornalismo digital e on-line;
  • Mídias convergentes.

Resumos de livros

  • BARBEIRO, Heródoto; LIMA, Paulo Rodolfo. Manual de jornalismo para rádio, TV e novas mídias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
  • RODRIGUES, Carla (Org.). Jornalismo on-line: modos de fazer. Rio de Janeiro: PUC-Rio e Sulina, 2009.

Conteúdo, mapas mentais, jogos de memória, simulados, artigos e resumos de livros

  • Características do texto jornalístico;
  • Redação, estilo e edição

Resumo de livro

  • BARBEIRO, Heródoto; LIMA, Paulo Rodolfo. Manual de jornalismo para rádio, TV e novas mídias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

Conteúdo, mapas mentais, jogos de memória, simulados, artigos e resumos de livros

  • Ética jornalística;
  • Código de ética do jornalista brasileiro

Conteúdo, mapas mentais, jogos de memória, simulados, artigos e resumos de livros

  • Gatekeeping;
  • Newsmaking;
  • Agenda setting;
  • Espiral do silêncio;
  • Os definidores de notícia;
  • Teoria das fontes;
  • Teoria do espelho;
  • Teoria organizacional;
  • Valor-notícia;
  • Outras teorias;
  • Estudos de mídia.

Resumos de livros

  • PENA, Felipe. Teoria do jornalismo. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2013.
  • TRAQUINA, Nelson. Teorias do jornalismo, porque as notícias são como são. 3. ed. Florianópolis: Insular, 2012.

PUBLICIDADE, PROPAGANDA E MARKETING

Conteúdo, mapas mentais, jogos de memória, simulados, artigos e resumos de livros

  • Conceitos e técnicas;
  • Pesquisa e planejamento de campanha publicitária;
  • Briefing;
  • Agência;
  • Anunciante;
  • Criação publicitária;
  • Mídia;
  • Características básicas dos principais veículos de comunicação publicitária;
  • Propaganda governamental.

Resumo de livro

  • SANT’ANNA, Armando; ROCHA JUNIOR, Ismael; GARCIA, Luiz Fernando Dabul. Propaganda: teoria, técnica e prática. 9. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2015.

Conteúdo, mapas mentais, jogos de memória, simulados, artigos e resumos de livros

  • Conceitos, princípios e processos de marketing;
  • Pesquisa de marketing;
  • Desenvolvimento de oportunidades e estratégias de marketing;
  • Desenvolvimento do mix de marketing

Resumo de livro

  • KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 15. ed. São Paulo: Pearson, 2015.

Conteúdo, mapas mentais, jogos de memória, simulados, artigos e resumos de livros

  • Conceitos;
  • Editoração, fechamento de arquivos e pré-impressão;
  • Processos de impressão;
  • Acabamento;
  • Tipologia.

Resumo de livro

  • BANN, David. Novo manual de produção gráfica. Porto Alegre: Bookman, 2012.
  • VOLLMER, Lara (Org.). ABC da ADG/Associação dos Designers Gráficos. São Paulo: Blucher, 2012.

RELAÇÕES PÚBLICAS

Conteúdo, mapas mentais, jogos de memória, simulados, artigos e resumos de livros

  • Conceitos, processos, objetivos, pesquisa, auditoria, mercado e produtos;
  • Teorias, estratégias de relações públicas;
  • Relações públicas nas organizações;
  • Planos, projetos e programas de relações públicas; Comunicação e opinião pública;
  • Eventos, cerimonial e protocolo.

Resumos de livros

  • FARIAS, Luiz Alberto de. Relações públicas estratégicas: técnicas, conceitos e instrumentos. 2. ed. São Paulo: Summus, 2011.
  • NETO, Manoel Marcondes Machado. 4Rs das Relações Públicas Plenas: proposta conceitual e prática para a transparência nos negócios. 2. ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2015.

Conteúdo, mapas mentais, jogos de memória, simulados, artigos e resumos de livros

  • Tipos de crises;
  • Plano de contingência;
  • Manual de gestão de crises;
  • A crise na mídia;
  • A internet amplifica;
  • A comunicação na crise.

Resumo de livro

  • FORNI. João José. Gerenciamento de crises e comunicação: o que os gestores e profissionais de comunicação precisam saber para enfrentar crises corporativas. São Paulo: Atlas, 2013.

Conteúdo, mapas mentais, jogos de memória, simulados, artigos e resumos de livros

  • Perfil profissional;
  • Relações com o assessorado;
  • Instrumentos;
  • Mensuração de resultados.

Conteúdo, mapas mentais, jogos de memória, simulados, artigos e resumos de livros

  • Consultoria de imprensa;
  • Release e outros instrumentos;
  • Entrevistas;
  • Midia training.

Resumo de livro

  • BARBEIRO. Heródoto. Mídia Training: como usar a mídia a seu favor. 3. ed. São Paulo: Benvirá, 2015.

Conteúdo, mapas mentais, jogos de memória, simulados, artigos e resumos de livros

  • Mídias sociais;
  • Estratégias de comunicação nas mídias sociais.

Resumo de livro

  • CIPRIANI, Fabio. Estratégia em mídias sociais: como romper o paradoxo das redes sociais e tornar a concorrência relevante. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.
  • SQUARISI, Dad. Manual de redação e estilo para mídias convergentes. São Paulo: Geração, 2011.

AUTORES

Clique no nome do(a) autor(a) para acessar o seu currículo

Doutorado em sociologia política, mestrado em jornalismo (UFSC) e pós-graduação em gestão da comunicação (Univali) e EaD (Senac Rio). Professor e coordenador pós-graduação e cursos de capacitação. Autor dos livros Fontes de notícias e Jornalista a serviço das fontes

Doutorado e mestrado em jornalismo (UFSC) e graduação em jornalismo (Unifra). Professora de pós-graduação na Estácio de Sá, UPF e Sociesc. Pesquisadora mídias digitais. Atuou na F/FWD, Samira Campos Comunicação e Aiesec.

Mestrado em jornalismo (UFSC), pós-graduação em comunicação integrada e marketing (Unoesc) e graduação em jornalismo (UFSM). Jornalista concursada do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Atuou no Senai-SC, cooperativa Copérdia e nos jornais A Razão e O Jornal.

Doutorado em sociologia política e mestrado em jornalismo (UFSC) e graduação em jornalismo (UFG). Atuou na Agência Goiana de Comunicação.

Doutorado em comunicação (UnB), mestrado em jornalismo (UFSC), pós-graduação em comunicação pública e empresarial (UTP) e graduação em jornalismo (UnB). Concursada do Conselho do Ministério Público, 1º lugar. Atuou no Congresso Nacional e BID.

COMO FUNCIONA

ACESSO AO CURSO

Registre-se gratuitamente no GoConqr (www.goconqr.com/pt-BR), em seguida receberá um e-mail convidando para a sua inclusão no grupo do curso que fez a inscrição.

AMBIENTE

Ambiente assíncrono, aberto qualquer dia, inclusive nos finais de semana e feriados e qualquer horário, 24 horas, durante seis meses. Não permite mais de um acesso simultâneo do mesmo participante

MENTORIA

Apoio permanente do professor Aldo Schmitz. O participante pode enviar mensagens e tirar duvidas, a qualquer dia e horário, além de interagir pelo ambiente do curso

GOCONQR

Plataforma em português com ferramentas desenvolvidas para estudos de exames e concursos. Qualquer dispositivo (computador, tablet, smartphone Apple ou Android)

LINKS: CONCURSO

2 vagas para Comunicação Social
Salário durante o curso: R$ 6.625,00 + benefícios
Data da prova objetiva e redação: 2ª quinzena de junho

DEPOIMENTOS

“Assim como eu consegui, vocês também conseguem! É preciso apenas persistência, acreditar em si, no seu potencial, e estudar! Não tem como, tem que estudar!”

Mariana Mazza, aprovada nos concursos da Aeronáutica e da Câmara Municipal do Rio de Janeiro

“Decidi ter dedicação exclusiva, quando procurei saber mais sobre técnicas de estudo pra ter um aproveitamento melhor e passar dentro das vagas do edital”

Valéria Feitoza, aprovada no Tribunal de Contas do Distrito Federal

“É importante estudar as coisas certas, da forma correta e ter uma estratégia para fazer em 3 ou 4 horas o que os outros estão fazendo em 10”

Francisco Souza, primeiro colocado no concurso do Superior Tribunal de Justiça (STJ)

“Por muitas vezes pensei em desistir. Fiz a inscrição decidida a conquistar a vaga pra mim. Era só uma, mas era só dela que eu precisava”

Talita Villalba, primeiro lugar no concurso para a Câmara de Dracena (SP)

“Fazia muitos resumos, pois eu aprendo escrevendo e, depois, esses resumos servem para uma revisão rápida um ou dois dias antes da prova”

Mirian Barradas, primeiro lugar em quatro concursos para jornalistas no Rio Grande do Sul