Curso on-line Concurso QT da Marinha

/Curso on-line Concurso QT da Marinha
Curso on-line Concurso QT da Marinha 2020-03-31T11:34:18+00:00

Conteúdo específico

CONCURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

QT DA MARINHA CP-T/2020

CURSO ON-LINE

Acesso até dezembro de 2020

Curso de conteúdo específico para a prova objetiva de conhecimentos profissionais  e redação do concurso público para ingresso no Quadro Técnico (QT) do Corpo Auxiliar da Marinha do Brasil em 2020 (CP-T/2020).

No curso contém os resumos dos livros indicados no edital de 2020, mapas mentais, artigos na íntegra (pdf), jogos de memória e simulados com questões de concursos QT da Marinha (2013-2019).

Portal do aluno

INSCRIÇÃO E VALOR

Esta semana: 62% de desconto

de R$ 791,00

por R$ 296,00

até 5x 59,20 sem juros: cartão de crédito

(boleto: R$ 271,19)

INSCREVA-SE AGORA

Experimente um módulo grátis

EU QUERO

A partir da sua inscrição, clicando em Inscreva-se Agora ou Eu quero:
1) Registre-se gratuitamente na plataforma do curso no GoConqr: https://www.goconqr.com/pt-BR
2) Você receberá um e-mail convidando para participar do grupo.
3) Clique no botão Aceitar ou recusar este convite ou acesse o link: http://www.goconqr.com/groups
4) Acesse o ambiente do GoConqr
5) Clique em Grupos e em Aceitar
6) Clique em Cursos e no box Concurso QT Marinha
Você terá acesso ao módulo gratuito do curso por 7 dias ou ao curso específico (inscrição paga) até dezembro de 2020.

MÓDULOS

Clique no sinal (+) para saber o conteúdo de cada módulo

FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO

Conteúdo, mapas mentais, jogos de memória, simulados, artigos e resumos de livros

  • A comunicação nas organizações: conceitos e técnicas;
  • Estratégias de comunicação nas organizações: planejamento, plano, gestão e mensuração;
  • Comunicação organizacional integrada;
  • Comunicação corporativa e reputação;
  • Comunicação empresarial;
  • Comunicação pública.

Resumos dos livros

  • MARCONDES FILHO, Ciro (Org.). Dicionário da comunicação. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2014.
  • TORQUATO, Gaudêncio. Comunicação nas organizações: empresas privadas, instituições e setor público. São Paulo: Summus, 2015.

Conteúdo, mapas mentais, jogos de memória, simulados, artigos e resumos de livros

  • Conceitos, teorias, objetivos, modelos, métodos e meios;
  • A sociedade em rede;
  • Comunicação de massa;
  • Efeitos e meios da comunicação de massa;
  • Escolas, teorias e teóricos;
  • Componentes fundamentais da comunicação de massa.

Resumos dos livros

  • CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 18. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2017.
    MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria da comunicação: ideias, conceitos e métodos. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

JORNALISMO

Conteúdo, mapas mentais, jogos de memória, simulados, artigos e resumos de livros

  • Conceitos, teorias, críticas e tendências;
  • Linguagem jornalística;
  • Características dos meios jornalísticos;
  • Entrevista: tipos e classificação das entrevistas;
  • Reportagem: conceitos, características, modelos, aberturas e formas de narrativas, pauta e fontes;
  • Notícia: características, critérios, classificação, elementos, tipos de leads (lide) e técnicas;
  • Agências de informação.

Resumos de livros

  • BARBEIRO, Heródoto; LIMA, Paulo Rodolfo. Manual de jornalismo para rádio, TV e novas mídias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
  • JORGE, Thaïs de Mendonça. Manual do foca: guia de sobrevivência para jornalistas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2012.

Conteúdo, mapas mentais, jogos de memória, simulados, artigos e resumos de livros

  • Características do jornal impresso;
  • Tipos e formas de revistas.

Resumo do livro

  • JORGE, Thaïs de Mendonça. Manual do foca: guia de sobrevivência para jornalistas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2012.

Conteúdo, mapas mentais, jogos de memória, simulados, artigos e resumos de livros

  • Características e linguagem;
  • Emissoras abertas e comerciais;
  • Emissoras educativas e públicas.

Resumo do livro

  • BARBEIRO, Heródoto; LIMA, Paulo Rodolfo. Manual de jornalismo para rádio, TV e novas mídias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

Conteúdo, mapas mentais, jogos de memória, simulados, artigos e resumos de livros

  • Características e linguagem;
  • Função social do rádio;
  • Emissoras educativas e comunitárias;
  • Emissoras all news.

Resumos dos livros

  • BARBEIRO, Heródoto; LIMA, Paulo Rodolfo. Manual de jornalismo para rádio, TV e novas mídias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
  • FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio: teoria e prática. São Paulo: Summus, 2014.

Conteúdo, mapas mentais, jogos de memória, simulados, artigos e resumos de livros

  • Jornalismo digital e on-line;
  • Mídias convergentes.

Resumos de livros

  • BARBEIRO, Heródoto; LIMA, Paulo Rodolfo. Manual de jornalismo para rádio, TV e novas mídias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
  • MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria das mídias digitais: linguagens, ambiente e redes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
  • RODRIGUES, Carla (Org.). Jornalismo on-line: modos de fazer. Rio de Janeiro: PUC-Rio e Sulina, 2009.

Conteúdo, mapas mentais, jogos de memória, simulados, artigos e resumos de livros

  • Características do texto jornalístico;
  • Redação, estilo e edição

Resumo de livro

  • BARBEIRO, Heródoto; LIMA, Paulo Rodolfo. Manual de jornalismo para rádio, TV e novas mídias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
  • SQUARISI, Dad. Manual de redação e estilo para mídias convergentes. São Paulo: Geração, 2011.

Conteúdo, mapas mentais, jogos de memória, simulados, artigos e resumos de livros

  • Ética;
  • Código de ética do jornalista brasileiro

Resumo:

  • JORGE, Thaïs de Mendonça. Manual do foca: guia de sobrevivência para jornalistas. São Paulo: Contexto, 2008.

Conteúdo, mapas mentais, jogos de memória, simulados, artigos e resumos de livros

  • Gatekeeping;
  • Newsmaking;
  • Agenda setting;
  • Espiral do silêncio;
  • Os definidores de notícia;
  • Teoria das fontes;
  • Teoria do espelho;
  • Teoria organizacional;
  • Valor-notícia;
  • Outras teorias;
  • Estudos de mídia.

Resumos de livros

  • MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria das mídias digitais: linguagens, ambiente e redes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
  • PENA, Felipe. Teoria do jornalismo. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2013.

PUBLICIDADE, PROPAGANDA E MARKETING

Conteúdo, mapas mentais, jogos de memória, simulados, artigos e resumos de livros

  • Conceitos e técnicas;
  • Pesquisa e planejamento de campanha publicitária;
  • Briefing;
  • Agência;
  • Anunciante;
  • Criação publicitária;
  • Mídia;
  • Características básicas dos principais veículos de comunicação publicitária;
  • Propaganda governamental.

Resumo de livro

  • CARRASCOZA, João Anzanello. Estratégias criativas da publicidade: consumo e narrativa publicitária. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2015.
  • SANTAELLA, Lucia. Redação publicitária digital. São Paulo: InterSaberes, 2017.

Conteúdo, mapas mentais, jogos de memória, simulados, artigos e resumos de livros

  • Conceitos, princípios e processos de marketing;
  • Pesquisa de marketing;
  • Desenvolvimento de oportunidades e estratégias de marketing;
  • Desenvolvimento do mix de marketing
  • Marketing de conteúdo;
  • Marketing Digital;
  • Marca: valor, posicionamento e gerenciamento.

Resumo de livro

  • FAUSTINO, Paulo. Marketing digital na prática: como criar do zero uma estratégia de marketing digital para promover negócios ou produtos. São Paulo: DVS, 2019.
  • KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 15. ed. São Paulo: Pearson, 2015.

Conteúdo, mapas mentais, jogos de memória, simulados, artigos e resumos de livros

  • Conceitos;
  • Editoração, fechamento de arquivos e pré-impressão;
  • Processos de impressão;
  • Acabamento;
  • Tipologia.

Resumo de livro

  • BANN, David. Novo manual de produção gráfica. Porto Alegre: Bookman, 2012.
  • VOLLMER, Lara (Org.). ABC da ADG/Associação dos Designers Gráficos. São Paulo: Blucher, 2012.

RELAÇÕES PÚBLICAS

Conteúdo, mapas mentais, jogos de memória, simulados, artigos e resumos de livros

  • Conceitos, processos, objetivos, pesquisa, auditoria, mercado e produtos;
  • Teorias, estratégias de relações públicas;
  • Relações públicas nas organizações;
  • Planos, projetos e programas de relações públicas; Comunicação e opinião pública;
  • Eventos, cerimonial e protocolo.

Resumos de livros

  • FARIAS, Luiz Alberto de. Relações públicas estratégicas: técnicas, conceitos e instrumentos. 2. ed. São Paulo: Summus, 2011.
  • NETO, Manoel Marcondes Machado. 4Rs das Relações Públicas Plenas: proposta conceitual e prática para a transparência nos negócios. 2. ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2015.

Conteúdo, mapas mentais, jogos de memória, simulados, artigos e resumos de livros

  • Tipos de crises;
  • Plano de contingência;
  • Manual de gestão de crises;
  • A crise na mídia;
  • A internet amplifica;
  • A comunicação na crise.

Resumo de livro

  • NEVES, Roberto de Castro. Crises empresariais com a opinião pública: como evitá-las e administrá-las. Casos e histórias. Rio de Janeiro: Mauad, 2011.

Conteúdo, mapas mentais, jogos de memória, simulados, artigos e resumos de livros

  • Perfil profissional;
  • Relações com o assessorado;
  • Instrumentos;
  • Mensuração de resultados.

Conteúdo, mapas mentais, jogos de memória, simulados, artigos e resumos de livros

  • Consultoria de imprensa;
  • Release e outros instrumentos;
  • Entrevistas;
  • Midia training.

Resumo de livro

  • BARBEIRO. Heródoto. Mídia Training: como usar a mídia a seu favor. 3. ed. São Paulo: Benvirá, 2015.

Conteúdo, mapas mentais, jogos de memória, simulados, artigos e resumos de livros

  • Mídias sociais;
  • Estratégias de comunicação nas mídias sociais.

Resumo de livro

  • CIPRIANI, Fabio. Estratégia em mídias sociais: como romper o paradoxo das redes sociais e tornar a concorrência relevante. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.
  • SQUARISI, Dad. Manual de redação e estilo para mídias convergentes. São Paulo: Geração, 2011.

AUTORES

Clique no nome do(a) autor(a) para acessar o seu currículo

Doutorado em sociologia política, mestrado em jornalismo (UFSC) e pós-graduação em gestão da comunicação (Univali) e EaD (Senac Rio). Professor e coordenador pós-graduação e cursos de capacitação. Autor dos livros Fontes de notícias e Jornalista a serviço das fontes

Doutorado e mestrado em jornalismo (UFSC) e graduação em jornalismo (Unifra). Professora de pós-graduação na Estácio de Sá, UPF e Sociesc. Pesquisadora mídias digitais. Atuou na F/FWD, Samira Campos Comunicação e Aiesec.

Mestrado em jornalismo (UFSC), pós-graduação em comunicação integrada e marketing (Unoesc) e graduação em jornalismo (UFSM). Jornalista concursada do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Atuou no Senai-SC, cooperativa Copérdia e nos jornais A Razão e O Jornal.

Doutorado em sociologia política e mestrado em jornalismo (UFSC) e graduação em jornalismo (UFG). Atuou na Agência Goiana de Comunicação.

Doutorado em comunicação (UnB), mestrado em jornalismo (UFSC), pós-graduação em comunicação pública e empresarial (UTP) e graduação em jornalismo (UnB). Concursada do Conselho do Ministério Público, 1º lugar. Atuou no Congresso Nacional e BID.

COMO FUNCIONA

Acesso ao curso

Registre-se gratuitamente no GoConqr (www.goconqr.com/pt-BR), em seguida receberá um e-mail convidando para a sua inclusão no grupo do curso que fez a inscrição.

Ambiente virtual

Ambiente assíncrono, aberto qualquer dia, inclusive nos finais de semana e feriados e qualquer horário, 24 horas, durante seis meses. Não permite mais de um acesso simultâneo do mesmo participante

Mentoria do professor

Apoio permanente do professor Aldo Schmitz. O participante pode enviar mensagens e tirar duvidas, a qualquer dia e horário, além de interagir pelo ambiente do curso

Plataforma GoConqr

Plataforma em português com ferramentas desenvolvidas para estudos de exames e concursos: conteúdo com mapas mentais, resumos de livros e artigos, jogos de memória e simulados

LINKS: CONCURSO

Concurso de 2020

2 vagas para Comunicação Social
Remuneração: R$ 9.070,60 (Guarda-Marinha)
Data das provas escritas objetivas e redação: a ser definida

DEPOIMENTOS

“Assim como eu consegui, vocês também conseguem! É preciso apenas persistência, acreditar em si, no seu potencial, e estudar! Não tem como, tem que estudar!”

Mariana Mazza, aprovada nos concursos da Aeronáutica e da Câmara Municipal do Rio de Janeiro

“Decidi ter dedicação exclusiva, quando procurei saber mais sobre técnicas de estudo pra ter um aproveitamento melhor e passar dentro das vagas do edital”

Valéria Feitoza, aprovada no Tribunal de Contas do Distrito Federal

“É importante estudar as coisas certas, da forma correta e ter uma estratégia para fazer em 3 ou 4 horas o que os outros estão fazendo em 10”

Francisco Souza, primeiro colocado no concurso do Superior Tribunal de Justiça (STJ)

“Por muitas vezes pensei em desistir. Fiz a inscrição decidida a conquistar a vaga pra mim. Era só uma, mas era só dela que eu precisava”

Talita Villalba, primeiro lugar no concurso para a Câmara de Dracena (SP)

“Fazia muitos resumos, pois eu aprendo escrevendo e, depois, esses resumos servem para uma revisão rápida um ou dois dias antes da prova”

Mirian Barradas, primeiro lugar em quatro concursos para jornalistas no Rio Grande do Sul