GESTÃO DE AGÊNCIA
DE COMUNICAÇÃO
E MARKETING DIGITAL
CURSO ON-LINE
Curso assíncrono, não é de turma.
O aluno estuda a qualquer hora e lugar
Ambiente virtual aberto 24 horas,
inclusive nos finais de semana e feriados.
PÚBLICO
Assessores de comunicação, jornalistas,
relações públicas, publicitários e interessados
em montar e administrar uma agência de
comunicação e marketing.
MENTORIA
Contato direto com o professor.
O participante pode enviar mensagens
e tirar duvidas, a qualquer dia e horário
CARGA HORÁRIA
O curso possui carga horária de
60 horas/aula, totalmente online.
Duração de dois meses, prorrogável
MATERIAL DE APOIO
Enquetes e fóruns em todas as
unidades. Materiais de apoio: artigos,
capítulos de livros, vídeos e pesquisas.
CONTEÚDO
- O papel do gestor da comunicação e no marketing digital
- As características, conceitos e rumos da comunicação pública e empresarial
- As contribuições das relações públicas
- As ferramentas para a gestão do marketing digital
- Os impactos do marketing e da publicidade institucional
- A importância do planejamento na gestão
- A comunicação integrada e estratégica
- Os princípios da governança, transparência e as questões éticas na comunicação e no marketing
- Gestão da assessoria de imprensa
- Relações com o assessorado
- Histórico e atuação no Brasil e no mundo
- Principais atribuições da assessoria
- Quem faz: jornalistas ou relações públicas?
- Perfil e atribuições de uma assessoria
- Produtos e instrumentos de assessoria de imprensa
- Como valorizar o trabalho e ter ascendência sobre o assessorado
- Erros e acertos no relacionamento com os assessorados/clientes
- Como avaliar e mensurar os resultados da divulgação
- Relações com os jornalistas
- Como se relacionar com os profissionais da mídia
- Como emplacar pautas com sucesso
- A produção de releases diferenciados
- A estratégia de distribuição de release, nota e sugestões de pauta
- Pesquisas: a visão das assessorias pelos jornalistas
- Dicas de jornalistas de como conseguir uma boa divulgação
- Sistemas de clipping, mailing e distribuição automática de releases
- Como treinar as fontes
- A estrutura de um evento de mídia training
- O papel do assessor no treinamento contínuo
- Performance de uma fonte competente
- Guia prático para orientar as fontes
- As relações com a mídia
- A crise na comunicação: gestão e prevenção
- A comunicação de risco nas organizações
- Tipos de crises
- O que fazer antes, durante e depois de uma crise
- Plano de contingência
- Os impactos das crises nas mídias tradicionais e digitais
- O papel do profissional na gestão das crises
- Gestão, organização e planejamento de estratégias de comunicação digital e redes sociais
- A cultura da convergência digital
- Comunicação digital x analógica
- As redes sociais e a gestão da comunicação
- A mobilidade dos conteúdos
- A articulação e a mobilização de clientes e cidadãos nas mídias digitais
- Comunicação em dispositivos móveis
- Publicidade digital, otimização de busca orgânica
- Compra de mídia display e programática
- Métodos e ferramentas para análise e mensuração de resultados e impactos de campanhas e iniciativas digitais
- A ética no ambiente digital
- Criação e compartilhamento de informações
- Definição do público (persona)
- Conquistar e instruir o público (inbound marketing)
- As etapas do funil: atrair, converter, relacionar, vender e analisar
- Cocriação de conteúdo e briefing
- Conteúdo (notícia, vídeo instrutivo, artigo, e-book, blog, guia)
- Estratégias de fidelização
- Storytelling e narrativas
- Conceitos e pilares da influência
- Perfis e seleção dos influenciadores digitais
- Gestão editorial
- Mídias próprias: jornal, revista, audiovisual e internet (convergência digital)
- Jornalismo público e organizacional
- Tipos, públicos e formatos (jornal, boletim, revista, mural, audiovisual)
- Linguagem, forma e conteúdo
- Política editorial e editorial
- Editoração e produção gráfica
- Planejamento e etapas de produção
- Oportunidades no mercado
- Perfil do mercado
- Modelos de agência
- Estrutura e atividades
- Profissionais e serviços
- Análise do macroambiente
- Inteligência competitiva
- Conquistar e manter clientes
- Gestão empresarial
- Quanto cobrar
- Como montar e administrar uma agência
- Missão, visão, valores e diferenciais
- Impostos, taxas e contribuições
- Plano de negócios
- Investimentos
- Despesas fixas e variáveis
- Receita operacional
- Demonstração de resultados
- Informações gerenciais (fluxo de caixa, orçamento)
PROFESSOR
ALDO SCHMITZ
- Jornalista, com mestrado em jornalismo e doutorado em sociologia política pela UFSC
- Formado em administração, pós-graduação em gestão da comunicação e educação a distância
- Experiência de 20 anos na gestão da comunicação na WEG, Karsten, Bunge, Hering, Unimed, Senac, prefeitura de Jaraguá do Sul e outras
- Foi sócio da EDM Logos, maior agência de comunicação da região Sul
- Desde 2007 atua como professor em cursos de curta duração pela internet e presencial, graduação (UFSC) e em pós-graduação
- Coordena um programa de pós-graduação em comunicação pública e jornalismo
- Autor dos livros Agência de comunicação e marketing digital, Fontes de notícias, Midia training e Jornalista a serviço das fontes
COMO FUNCIONA
ACESSO AO CURSO
Na confirmação da inscrição, o participante recebe por e-mail o login e senha para acessar o ambiente
SALA DE AULA
Conteúdo apresentado pelo professor (vídeo, texto e áudio). Em cada unidade tem leitura complementar e outras atividades
PLANO
O aluno desenvolve durante o curso um plano de negócio da agência com aplicação prática e salva no seu computador
CERTIFICADO
Conforme a legislação da Educação, o participante com 75% ou mais de atividades tem direito ao certificado
DEPOIMENTOS
O curso foi de grande valia para o meu aprimoramento. Minhas expectativas foram superadas e, certamente, após o curso terei condições de uma atuação maior e mais firme
Apliquei imediatamente os muitos conhecimentos práticos repassados. Já indiquei o curso a colegas
O professor demonstrou domínio do tema e muita disponibilidade para responder as nossas perguntas
Excelente professor e de parabéns pelo conteúdo e administração das aulas, como também a troca de informações e interação com os alunos
O professor é capacitado, acessível e motivado. Excelente profissional
Queria aprender coisas que pudesse colocar em prática no trabalho e o curso atendeu esse meu propósito
Minhas expectativas foram atendidas, uma vez que eu tinha essa carência de informação específica para órgão público. Tirei ideias que já pretendo aplicar no meu ambiente de trabalho
Eu conhecia a prática, mas sentia falta de um pouco de teoria de apoio. Agora vou ter mais segurança nas minhas ações de trabalho
Há muito tempo planejava fazer um curso de assessoria de comunicação pública, pois sou concursada e o meu intuito é fazer carreira no serviço público. O curso alcançou as minhas expectativas