ASSESSORIA DE IMPRENSA
E MÍDIAS DIGITAIS
CURSO ON-LINE
Curso assíncrono, não é de turma
O aluno estuda a qualquer hora e lugar.
Ambiente virtual aberto 24 horas,
inclusive nos finais de semana e feriados.
PÚBLICO
Assessores de comunicação, jornalistas,
relações públicas e interessados em
atuar na assessoria de imprensa.
MENTORIA
Contato direto com o professor.
O participante pode enviar mensagens
e tirar duvidas, a qualquer dia e horário
CARGA HORÁRIA
O curso possui carga horária de
40 horas/aula, totalmente online.
Duração de um mês, prorrogável
MATERIAL DE APOIO
Enquetes e fóruns em todas as
unidades. Materiais de apoio: artigos,
capítulos de livros, vídeos e pesquisas.
CONTEÚDO
- O papel do gestor da comunicação e no marketing digital
- As características, conceitos e rumos da comunicação pública e empresarial
- As contribuições das relações públicas
- As ferramentas para a gestão do marketing digital
- Os impactos do marketing e da publicidade institucional
- A importância do planejamento na gestão
- A comunicação integrada e estratégica
- Os princípios da governança, transparência e as questões éticas na comunicação e no marketing
- Gestão da assessoria de imprensa
- Relações com o assessorado
- Histórico e atuação no Brasil e no mundo
- Principais atribuições da assessoria
- Quem faz: jornalistas ou relações públicas?
- Perfil e atribuições de uma assessoria
- Produtos e instrumentos de assessoria de imprensa
- Como valorizar o trabalho e ter ascendência sobre o assessorado
- Erros e acertos no relacionamento com os assessorados/clientes
- Como avaliar e mensurar os resultados da divulgação
- Relações com os jornalistas
- Como se relacionar com os profissionais da mídia
- Como emplacar pautas com sucesso
- A produção de releases diferenciados
- A estratégia de distribuição de release, nota e sugestões de pauta
- Pesquisas: a visão das assessorias pelos jornalistas
- Dicas de jornalistas de como conseguir uma boa divulgação
- Sistemas de clipping, mailing e distribuição automática de releases
- Como treinar as fontes
- A estrutura de um evento de mídia training
- O papel do assessor no treinamento contínuo
- Performance de uma fonte competente
- Guia prático para orientar as fontes
- As relações com a mídia
- A crise na comunicação: gestão e prevenção
- A comunicação de risco nas organizações
- Tipos de crises
- O que fazer antes, durante e depois de uma crise
- Plano de contingência
- Os impactos das crises nas mídias tradicionais e digitais
- O papel do profissional na gestão das crises
- Gestão, organização e planejamento de estratégias de comunicação digital e redes sociais
- A cultura da convergência digital
- Comunicação digital x analógica
- As redes sociais e a gestão da comunicação
- A mobilidade dos conteúdos
- A articulação e a mobilização de clientes e cidadãos nas mídias digitais
- Comunicação em dispositivos móveis
- Publicidade digital, otimização de busca orgânica
- Compra de mídia display e programática
- Métodos e ferramentas para análise e mensuração de resultados e impactos de campanhas e iniciativas digitais
- A ética no ambiente digital
- Criação e compartilhamento de informações
- Definição do público (persona)
- Conquistar e instruir o público (inbound marketing)
- As etapas do funil: atrair, converter, relacionar, vender e analisar
- Cocriação de conteúdo e briefing
- Conteúdo (notícia, vídeo instrutivo, artigo, e-book, blog, guia)
- Estratégias de fidelização
- Storytelling e narrativas
- Conceitos e pilares da influência
- Perfis e seleção dos influenciadores digitais
PROFESSOR
ALDO SCHMITZ
- Jornalista, com mestrado em jornalismo e doutorado em sociologia política pela UFSC
- Formado em administração, pós-graduação em gestão da comunicação e educação a distância
- Experiência de 20 anos em assessoria de imprensa na WEG, Karsten, Bunge, Hering, Unimed, Senac, prefeitura de Jaraguá do Sul e outras
- Foi sócio da EDM Logos, maior agência de comunicação da região Sul
- Desde 2007 atua como professor em cursos de curta duração pela internet e presencial, graduação (UFSC) e em pós-graduação
- Coordena um programa de pós-graduação em comunicação pública e jornalismo
- Autor dos livros Fontes de notícias e Jornalista a serviço das fontes
COMO FUNCIONA
ACESSO AO CURSO
Na confirmação da inscrição, o participante recebe por e-mail o login e senha para acessar o ambiente
SALA DE AULA
Conteúdo apresentado pelo professor (vídeo, texto e áudio). Em cada unidade tem leitura complementar e outras atividades.
PLANO
O aluno desenvolve durante o curso um plano de divulgação de aplicação prática e salva no seu computador
CERTIFICADO
Conforme a legislação da Educação, o participante com 75% ou mais de atividades tem direito ao certificado
DEPOIMENTOS
Adorei a maneira como é dado o curso porque faz com que a gente também estude mais. Já vou fazer outro
O curso superou as minhas expectativas, contribuindo para o meu relacionamento com o assessorado e a mídia
Não pensei que eu fosse aprender tanto com esse curso, ja estou colocando em prática na empresa onde trabalho
O curso é muito melhor do que eu imagina. Inclusive, eu já havia feito outros, mas este superou
Ambiente fácil, explicativo, com ótimo conteúdo. Material de apoio bem legal e fóruns super pertinentes
Gostei de todo o material, tanto o conteúdo na sala de aula, as enquetes e fóruns, bem como os materiais de apoio
O conteúdo é muito rico. Em sala de aula, parece que estamos realmente em uma sala presencial
O conteúdo é sem comentário: simples, rápido, direto. Simplesmente excelente!
Achei muito prático e ‘direto ao ponto’, o que é perfeito para um curso online
Os conteúdos realmente são excelentes porque abordam assuntos atuais e em sintonia com o mercado
O professor é muito bom, seguro e tranquilo
Adorei a didática do professor. Sempre atendo aos questionamentos e muito rápido nas respostas