MBA em Comunicação Pública e Política

/MBA em Comunicação Pública e Política
MBA em Comunicação Pública e Política 2019-10-23T15:46:23+00:00

MBA EM COMUNICAÇÃO PÚBLICA E POLÍTICA

Pós-graduação (lato sensu) MBA (Master of Business Administration).

Foco na gestão e na carreira profissional.

Totalmente pela internet, 100% on-line.

Sem a obrigatoriedade de TCC, opcional.

Parceria com a Unypública Faculdade de Gestão Pública.

Início previsto: fevereiro de 2020

PRÉ-MATRÍCULA

Vagas limitadas. Reserve a sua

Desconto de 20% para alunos do ISCOM e pré-matriculados

Mensalidades de R$ 370,00 por 24x 296,00 fixas, sem juros.

Matrícula somente na confirmação do início do curso.

FAÇA SUA PRÉ-MATRÍCULA

Público

Graduados em Jornalismo, RP, Administração e interessados em atuar na área.

Carga horária

480 horas aula.

Duração de 12 meses

Objetivo

Capacitar profissionais para a gestão da comunicação pública e política.

Instituição

Parceria com a Unypública Faculdade de Gestão Pública, credenciada pelo MEC .

Pós-graduação e MBA

Os cursos de pós-graduação são divididos em stricto sensu (mestrado e doutorado) e lato sensu (especialização e MBA). A especialização é um aprimoramento em  área específica e o MBA (Master of Business Administration) tem foco na gestão e na carreira profissional.

TCC opcional

Segundo resolução do MEC, o TCC (Trabalho de Conclusão do Curso) é opcional, não obrigatório. Isso permite concluir o curso em menos tempo, concentrando o foco nos conteúdos. No entanto, o aluno pode optar pelo trabalho final (artigo ou monografia).

Totalmente on-line

De acordo com a nova resolução do MEC, os cursos de pós-graduação a distância podem ser totalmente on-line, sem atividade presencial. O seu certificado tem a mesma validade de uma pós-graduação presencial e nele não vem especificado que se trata de um curso EaD.

Credenciais do MEC

Os cursos de pós-graduação lato sensu, nos quais se incluem os cursos MBA, independem de autorização e reconhecimento pelo Ministério da Educação, desde que ofertados por instituições credenciadas, inclusive na modalidade a distância.

DISCIPLINAS

Clique no sinal (+) para saber o conteúdo de cada disciplina e sua carga horária

Professor conteudista:

Ementa:

  • Gestão da comunicação nas organizações
  • A comunicação estratégica e integrada;
  • Accountability, transparência e o acesso à informação;
  • Governança, ética e cidadania;
  • Identidade, imagem e reputação;
  • Diagnóstico e auditoria de imagem;
  • Planejamento estratégico;
  • Planos, projetos e programas de comunicação;
  • Elaboração e implementação de uma política de comunicação;
  • Publicidade pública;
  • Pesquisa de opinião pública.

Carga horária:

  • 60 horas aula

Professor conteudista:

Ementa:

  • A crise na comunicação: gestão e prevenção;
  • A comunicação de risco nas organizações;
  • Tipos de crises;
  • O que fazer antes, durante e depois de uma crise;
  • Plano de contingência;
  • Os impactos das crises na mídia;
  • O papel do profissional na gestão das crises.

Carga horária:

  • 60 horas aula

Professor conteudista:

Ementa:

  • Gestão, organização e planejamento de estratégias de comunicação digital e redes sociais;
  • Comunicação pública e política no ambiente virtual;
  • A cultura da convergência digital;
  • Comunicação digital x analógica;
  • As redes sociais e a gestão da comunicação;
  • A mobilidade dos conteúdos;
  • A articulação e a mobilização dos cibercidadãos;
  • Comunicação em dispositivos móveis;
  • A ética no ambiente digital.

Carga horária: 

  • 60 horas aula

Professor conteudista:

Ementa:

  • Gestão da comunicação com os públicos internos;
  • Públicos organizacional e interno;
  • Conflitos, barreiras, percepções, linguagens e cultura organizacional;
  • Produtos, serviços e ferramentas de comunicação.

Carga horária: 

  • 60 horas aula

Professor conteudista:

Ementa:

  • Gestão da assessoria de imprensa;
  • Histórico e perfil do assessor;
  • Assessoria integrada e estratégica;
  • Relações com o assessorado;
  • Produtos e instrumentos de assessoria de imprensa;
  • Mensuração de resultado de presença na mídia.

Carga horária:

  • 60 horas aula

Professor conteudista:

Ementa:

  • Gestão das relações com a mídia;
  • A visão dos jornalistas sobre as assessorias;
  • A visão das fontes sobre a mídia;
  • A cultura jornalística;
  • Perfil dos jornalistas brasileiros;
  • Release e outros instrumentos (pauta, nota, sala de imprensa);
  • Mídia training: capacitação das fontes.

Carga horária:

  • 60 horas aula

Professor conteudista:

Ementa:

  • Gestão editorial;
  • Mídias próprias: jornal, revista, emissoras de rádio e TV e internet (convergência digital);
  • Jornalismo público;
  • Tipos, públicos e formatos (jornal, boletim, revista, mural, rádio, TV);
  • Linguagem, forma e conteúdo;
  • Política editorial e editorial;
  • Planejamento e etapas de produção.

Carga horária: 

  • 60 horas aula

Professora conteudista:

Ementa:

  • A gestão de eventos, cerimonial e protocolo;
  • O posicionamento estratégico dos eventos;
  • O impacto e o papel do gestor de eventos;
  • Classificação, tipos e características dos eventos;
  • As fases de um evento, da concepção à avaliação;
  • Planejamento e operacionalização de eventos;
  • Tipos de cerimonial, legislação e aplicação de regras;
  • A atuação do mestre de cerimônias;
  • Ordem de precedência, lugares, trajes e linguagem protocolar.

Carga horária: 

  • 60 horas aula

PROFESSORES CONTEUDISTAS

Professores conteudistas renomados, com vasta experiência no mercado, todos doutores ou mestres.

Clique no nome do professor para acessar o seu currículo Lattes

JORGE DUARTE

Doutor e mestre em Comunicação Social (Metodista), graduado em Jornalista e Relações Públicas (UCPEL). Gerente de Comunicação Estratégica da Embrapa. Atuou na Secom da Presidência da República (2004-2012). Organizador dos livros Comunicação pública e Assessoria de imprensa e rel. com a mídia.

JOÃO JOSÉ FORNI

Mestre em Comunicação (UnB), especialista em Gestão Estratégica (USP), graduado em Jornalismo (UniCEUB) e Letras (UCPEL). Atuou na diretoria de Comunicação do Banco do Brasil. Consultor e palestrante em gestão de crises. Autor do livro Gestão de crises e comunicação.

FRANCISCO SANT’ANNA

Doutor em Informação e Comunicação (UnB/Universidade de Rennes, França), mestre em Comunicação (UnB) e graduado em Jornalismo e em Produção de Cinema, Rádio e TV (UnB). Atuou por 25 anos na TV Senado. Autor do livro Mídia das fontes.

PAULO HENRIQUE SOARES

Mestre em Comunicação, especialista em Gestão da Comunicação Organizacional e graduado em Comunicação Social (PUC Minas). Pesquisador e especialista em comunicação interna na área pública. Atuou durante 21 anos na comunicação da Vale.

ALDO SCHMITZ

Doutor em Sociologia Política e mestre em Jornalismo (UFSC), especialista em Gestão da Comunicação (Univali) e EaD (Senac), graduado em Administração (Católica SC) e Jornalismo. Atuou por 20 anos na gestão da comunicação pública e empresarial.

ÂNGELO RIBEIRO

Doutor e mestre em Mídia e Conhecimento (UFSC), graduado em Jornalismo (UFRGS). Especialista em TV digital, convergência tecnológica, mídias digitais e redes sociais. Atuou no Mistério Público (2008-2016). Autor do livro YouTube, a nova TV corporativa.

ETHEL SHIRAISHI PEREIRA

Mestre em Comunicação e Mercado (Cásper Líbero), especialista em Administração e Organização de Eventos (Senac) e graduada em Relações Públicas (Cásper Líbero). Atua como professora em pós-graduações de comunicação organizacional e gestão de eventos.

COMO FUNCIONA

Ambiente virtual síncrono. Cada disciplina tem conteúdo em videoaula, podcast e texto, além de fórum, enquete, chat, webconferência, materiais complementares e mentoria. Avaliação pela participação e teste on-line (mínimo média 7,00).

ATO LEGAL

Uma pós-graduação, MBA ou especialização, independe de autorização e reconhecimento do MEC, mas atendem à Resolução n° 1/2018 e ao Decreto nº 9.057/2017 (EaD). Credenciamento do curso pela Unypública Faculdade de Gestão Pública.

MATRÍCULA

Cópia autenticada e digitalizada (frente e verso) do diploma e do histórico do curso de graduação; cópias digitais simples da identidade (RG) e CPF, certidão civil (nascimento, casamento), comprovante de residência atualizado e contrato da matrícula assinado.

DUPLA CERTIFICAÇÃO

A cada disciplina concluída, o aluno recebe um certificado de curso de curta duração com a carga horária correspondente, emitido pelo ISCOM, e outro certificado na conclusão da pós-graduação, expedido pela UNYPÚBLICA.