MBA EM COMUNICAÇÃO
PÚBLICA E EMPRESARIAL
MBA (Master of Business Administration)
Pós-graduação (lato sensu).
Foco na gestão e na carreira profissional.
Totalmente pela internet, 100% on-line.
Sem a obrigatoriedade de TCC, opcional.
Parceria com a Unypós
Início previsto: março de 2022
Público
Graduados em Jornalismo, RP, Administração e interessados em atuar na área.
Carga horária
480 horas aula.
Duração de 6 meses
Objetivo
Capacitar profissionais para a gestão da comunicação pública e empresarial
Instituição
Parceria com a Unypós, credenciamento e cadastro deste curso no MEC.
Pós-graduação (lato sensu)
Os cursos de pós-graduação são divididos em stricto sensu (mestrado e doutorado) e lato sensu (especialização e MBA). A especialização é um aprimoramento em área específica e na carreira profissional e o MBA (Master of Business Administration) tem foco na gestão.
TCC opcional
Segundo resolução do MEC, o TCC (Trabalho de Conclusão do Curso) é opcional, não obrigatório. Isso permite concluir o curso em menos tempo, concentrando o foco nos conteúdos. No entanto, o aluno pode optar pelo trabalho final (artigo ou monografia).
Totalmente on-line
De acordo com resolução do MEC, os cursos de pós-graduação a distância podem ser totalmente on-line, sem atividade presencial. O seu certificado tem a mesma validade de uma pós-graduação presencial e nele não vem especificado que se trata de um curso EaD.
Credenciais do MEC
Os cursos de pós-graduação lato sensu, nos quais se incluem os cursos MBA, independem de autorização e reconhecimento pelo Ministério da Educação, desde que ofertados por instituições credenciadas, inclusive na modalidade a distância, como é o caso da Unypós.
DISCIPLINAS
Clique no sinal (+) para saber o conteúdo de cada disciplina e sua carga horária
Professor conteudista:
- Aldo Schmitz, doutor
Ementa:
- Gestão da comunicação e marketing digital nas organizações
- A comunicação estratégica e integrada;
- Accountability, transparência e o acesso à informação;
- Governança, ética e cidadania;
- Identidade, imagem e reputação;
- Diagnóstico e auditoria de imagem;
- Planejamento estratégico;
- Planos, projetos e programas de comunicação;
- Elaboração e implementação de uma política de comunicação;
- Publicidade pública e institucional;
- Pesquisa de opinião pública.
Carga horária:
- 60 horas aula
Professor conteudista:
- João José Forni, mestre
Ementa:
- A crise na comunicação: gestão e prevenção;
- A comunicação de risco nas organizações;
- Tipos de crises;
- O que fazer antes, durante e depois de uma crise;
- Plano de contingência;
- Os impactos das crises na mídia;
- O papel do profissional na gestão das crises.
Carga horária:
- 60 horas aula
Professor conteudista:
- a definir
Ementa:
- Gestão, organização e planejamento de estratégias de comunicação digital e redes sociais;
- Comunicação pública e empresarial no ambiente virtual;
- A cultura da convergência digital;
- Comunicação digital x analógica;
- As redes sociais e a gestão da comunicação;
- A mobilidade dos conteúdos;
- A articulação e a mobilização de clientes e cidadãos no ambiente digital;
- Comunicação em dispositivos móveis;
- A ética no ambiente digital.
Carga horária:
- 60 horas aula
Professor conteudista:
- Paulo Henrique Soares, mestre
Ementa:
- Gestão da comunicação com os públicos internos;
- Públicos organizacional e interno;
- Conflitos, barreiras, percepções, linguagens e cultura organizacional;
- Produtos, serviços e ferramentas de comunicação.
Carga horária:
- 60 horas aula
Professor conteudista:
- Jorge Duarte, doutor
Ementa:
- Gestão da assessoria de imprensa;
- Histórico e perfil do assessor;
- Assessoria integrada e estratégica;
- Relações com o assessorado;
- Produtos e instrumentos de assessoria de imprensa;
- Mensuração de resultado de presença na mídia.
Carga horária:
- 60 horas aula
Professor conteudista:
- Jorge Duarte, doutor
Ementa:
- Gestão das relações com a mídia;
- A visão dos jornalistas sobre as assessorias;
- A visão das fontes sobre a mídia;
- A cultura jornalística;
- Perfil dos jornalistas brasileiros;
- Release e outros instrumentos (pauta, nota, sala de imprensa);
- Mídia training: capacitação das fontes.
Carga horária:
- 60 horas aula
Professor conteudista:
- Francisco Sant’Anna, doutor
Ementa:
- Gestão editorial;
- Mídias próprias: jornal, revista, emissoras de rádio e TV e internet (convergência digital);
- Jornalismo público e organizacional;
- Tipos, públicos e formatos (jornal, boletim, revista, mural, rádio, TV);
- Linguagem, forma e conteúdo;
- Política editorial e editorial;
- Planejamento e etapas de produção.
Carga horária:
- 60 horas aula
Professora conteudista:
- Ethel Shiraishi Pereira, mestre
Ementa:
- A gestão de eventos, cerimonial e protocolo;
- O posicionamento estratégico dos eventos;
- O impacto e o papel do gestor de eventos;
- Classificação, tipos e características dos eventos;
- As fases de um evento, da concepção à avaliação;
- Planejamento e operacionalização de eventos;
- Tipos de cerimonial, legislação e aplicação de regras;
- A atuação do mestre de cerimônias;
- Ordem de precedência, lugares, trajes e linguagem protocolar.
Carga horária:
- 60 horas aula
PROFESSORES CONTEUDISTAS
Professores conteudistas renomados, com vasta experiência no mercado, todos doutores ou mestres.
Clique no nome do professor para acessar o seu currículo Lattes

Doutor e mestre em Comunicação Social (Metodista), graduado em Jornalista e Relações Públicas (UCPEL). Gerente de Comunicação Estratégica da Embrapa. Atuou na Secom da Presidência da República (2004-2012). Organizador dos livros Comunicação pública e Assessoria de imprensa e rel. com a mídia.

Mestre em Comunicação (UnB), especialista em Gestão Estratégica (USP), graduado em Jornalismo (UniCEUB) e Letras (UCPEL). Atuou na diretoria de Comunicação do Banco do Brasil. Consultor e palestrante em gestão de crises. Autor do livro Gestão de crises e comunicação.

Doutor em Informação e Comunicação (UnB/Universidade de Rennes, França), mestre em Comunicação (UnB) e graduado em Jornalismo e em Produção de Cinema, Rádio e TV (UnB). Atuou por 25 anos na TV Senado. Autor do livro Mídia das fontes.

Mestre em Comunicação, especialista em Gestão da Comunicação Organizacional e graduado em Comunicação Social (PUC Minas). Pesquisador e especialista em comunicação interna na área pública. Atuou durante 21 anos na comunicação da Vale.

Doutor em Sociologia Política e mestre em Jornalismo (UFSC), especialista em Gestão da Comunicação (Univali) e EaD (Senac), graduado em Administração (Católica SC) e Jornalismo. Atuou por 20 anos na gestão da comunicação pública e empresarial.

Doutorando em Mídias Digitais (UP/UTexas), mestre em Administração (Ibmec), especialização em Marketing (CIM) e graduado em Jornalismo. Consultor internacional em estratégias de marketing. Um dos pioneiros e mais respeitado profissional de marketing digital da América Latina e de Portugal.

Mestre em Comunicação e Mercado (Cásper Líbero), especialista em Administração e Organização de Eventos (Senac) e graduada em Relações Públicas (Cásper Líbero). Atua como professora em pós-graduações de comunicação organizacional e gestão de eventos.
COMO FUNCIONA
Ambiente virtual assíncrono. Cada disciplina tem conteúdo em videoaula, podcast e texto, além de fórum, enquete, chat, webconferência, materiais complementares e mentoria. Avaliação pela participação e teste on-line (mínimo média 7,00).
ATO LEGAL
Uma pós-graduação, MBA ou especialização, independe de autorização e reconhecimento do MEC, mas atendem à Resolução n° 1/2018 e ao Decreto nº 9.057/2017 (EaD). Credenciamento do curso pela Faculdade Unypública.
MATRÍCULA
Cópia autenticada e digitalizada (frente e verso) do diploma e do histórico da graduação; cópias digitais simples da identidade (RG) e CPF, certidão civil (nascimento, casamento), comprovante de residência e contrato da matrícula.
DUPLA CERTIFICAÇÃO
A cada disciplina concluída, o aluno recebe um certificado de curso de curta duração com a carga horária correspondente, emitido pelo ISCOM, e outro certificado na conclusão da pós-graduação, expedido pela UNYPÚBLICA.